Uma iniciativa de Jon Bon Jovi na cidade de Toms River, estado de Nova Jersey, tem irritado o prefeito local. Através de sua rede beneficente JBJ Soul Foundation, o vocalista e sua esposa, Dorothea, inauguraram uma “cozinha solidária” temporária na biblioteca municipal — o que segundo o político, tem transformado o local em um “marco zero” para pessoas em situação de rua.
A cozinha/café está em atividade desde fevereiro e deve permanecer no local até maio. Lá, qualquer pessoa pode deixar uma refeição paga no valor de 12 dólares para os que não podem bancar. Ainda há a opção de trabalhar no local – das 10h às 14h – em troca de comida.
Desde 2011 Jon promove ações desse tipo, mas Daniel Rodrick não gostou nada da novidade. O político disse para a Fox News:
“Ele já está operando, ele operou algo na região de Silverton da cidade. Mas era como um restaurante onde as pessoas vão, pagam pela refeição e se sentem bem que o dinheiro será usado para alguma coisa. Mas essa coisa temporária na biblioteca tem a intenção primária de tornar a biblioteca pública um marco zero para os sem-teto.”
Rodrick afirma que a cidade já sofria com problemas relacionados a pessoas em situação de rua desde antes da chegada do empreendimento de Jon Bon Jovi. De acordo com o prefeito, outras pessoas ganham muito dinheiro ao trazer indivíduos desamparados em ônibus de várias partes da costa leste americana para Toms River, onde têm certeza que encontrarão abrigo.
O político deixa claro não acreditar que o artista faça parte desse esquema de lucrar sobre os necessitados. Entretanto, não concorda com a iniciativa e se preocupa com a segurança, especialmente nos arredores da biblioteca, onde muitos moradores de rua se agruparam.
Daniel, então, pediu o apoio do governo estadual:
“Não queremos ser o marco zero para a falta de habitação. Nós não queremos ser o local de despejo do problema dos sem-teto no estado de Nova Jersey. O estado de Nova Jersey precisa se posicionar e tomar conta deste problema. Eles têm recursos, e trazer pessoas de todo lugar para Toms River não é uma solução segura.”
Jon Bon Jovi responde
Diante das reclamações do prefeito, Jon Bon Jovi e Dorothea emitiram uma nota ao jornal The New York Post. O casal garante que o estabelecimento continuará funcionando no local até maio e ressalta a importância da ação:
“A JBJ Soul Foundation e a JBJ Soul Kitchen estão comprometidas a acabar com a falta de habitação através de soluções reais. Nós não estamos aqui apenas para mover pessoas por aí ou força-las a sair de cena. Nossa fundação construiu quase mil unidades de habitação social e acessível.
Através de nossa JBJ Soul Kitchen, nós conectamos pessoas a recursos e serviços. Se elas precisam de emprego, apoio à saúde mental ou habitação, nós tentamos remover as barreiras que as impedem de prosperar, não apenas sobreviver.”
Sobre os problemas citados pelo prefeito a respeito de pessoas lucrando milhões com a chegada de moradores de rua à cidade, Jon e Dorothea também responderam:
“Não temos certeza para onde o prefeito acha que milhões de dólares estão indo, mas estamos completamente alheios a quaisquer programas do tipo e não recebemos esses fundos. Convidamos qualquer pessoa ao BEAT Center, em Toms River, ou para a JBJ Soul Kitchen temporário para ver o que estamos fazendo para acabar com a falta de habitação e com a fome em nossa comunidade.”
Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Bluesky | Twitter | TikTok | Facebook | YouTube | Threads.