O Tool tem uma política rígida quanto às gravações de seus shows. É comum que a banda proíba o uso de celular por parte dos fãs durante as apresentações e não autorize a transmissão das performances — caso, por exemplo, de quando participaram do festival Bonnaroo em 2022.
No entanto, em uma exceção curiosa, o grupo permitiu que seu show no Lollapalooza Argentina, no último sábado (22), fosse exibido para o público. Segundo a Consequence, a banda deixou que a plataforma local Flow divulgasse a apresentação completa ao vivo com uma condição: nada de close-ups na filmagem.
A gravação foi feita de maneira distante do palco, trazendo uma visão ampla da apresentação e dos efeitos visuais, assim como da plateia. Um aviso na transmissão destacou que toda a direção de câmeras ficou sob responsabilidade da equipe da banda.
É possível observar as características em trecho de “The Pot” que circula nas redes sociais. Confira abaixo:
Veja o setlist a seguir.
- Stinkfist
- The Pot
- Fear Inoculum
- Rosetta Stoned
- Pneuma
- The Grudge
- Jambi
- Invincible
- Vicarious
É esperado que o Tool também aprove a exibição do show no Lollapalooza Brasil, no Autódromo de Interlagos, em São Paulo, no domingo (30), ainda que em seus próprios termos. Até o momento, a Multishow e o Globoplay ainda não se manifestaram a respeito.
Tool e a proibição de gravações
Embora seja um movimento impossível de se controlar completamente, muitos artistas ainda se incomodam com o fato de fãs filmarem shows com celular. Por isso, alguns adotam medidas, sejam tecnológicas ou pedindo para que os aparelhos não sejam utilizados. Como mencionado, um caso famoso é o do Tool.
Em entrevista à Metal Hammer, o guitarrista Adam Jones explicou as motivações por trás do veto aos telefones. Inicialmente, ele declarou:
“Se deve, parcialmente, ao fato de que as pessoas não têm ideia do que estão fazendo. É algo que tira a natureza especial de um show. Vemos que mais e mais grandes artistas estão pedindo aos fãs respeitosamente que aproveitem o show em vez de olhar para a câmera o tempo todo.”
O incômodo vai além, pois chega a atrapalhar a performance.
“Além disso, as pessoas não sabem como usar suas câmeras corretamente, o que torna a luz muito ofuscante para quem está no palco. Queremos que as pessoas participem do que estamos oferecendo ao invés de filmar o show inteiro no celular, sendo que nunca mais irão olhar para ele.”
Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Bluesky | Twitter | TikTok | Facebook | YouTube | Threads.