...

A curiosa condição imposta pelo Tool para transmitir show no Lolla Argentina

Banda normalmente não autoriza gravação de suas apresentações nem mesmo por celulares, mas abriu exceção para festival no sábado (22)

O Tool tem uma política rígida quanto às gravações de seus shows. É comum que a banda proíba o uso de celular por parte dos fãs durante as apresentações e não autorize a transmissão das performances — caso, por exemplo, de quando participaram do festival Bonnaroo em 2022. 

­

- Advertisement -

No entanto, em uma exceção curiosa, o grupo permitiu que seu show no Lollapalooza Argentina, no último sábado (22), fosse exibido para o público. Segundo a Consequence, a banda deixou que a plataforma local Flow divulgasse a apresentação completa ao vivo com uma condição: nada de close-ups na filmagem. 

A gravação foi feita de maneira distante do palco, trazendo uma visão ampla da apresentação e dos efeitos visuais, assim como da plateia. Um aviso na transmissão destacou que toda a direção de câmeras ficou sob responsabilidade da equipe da banda.

É possível observar as características em trecho de “The Pot” que circula nas redes sociais. Confira abaixo:

Veja o setlist a seguir.

  1. Stinkfist
  2. The Pot
  3. Fear Inoculum
  4. Rosetta Stoned
  5. Pneuma
  6. The Grudge
  7. Jambi
  8. Invincible
  9. Vicarious

É esperado que o Tool também aprove a exibição do show no Lollapalooza Brasil, no Autódromo de Interlagos, em São Paulo, no domingo (30), ainda que em seus próprios termos. Até o momento, a Multishow e o Globoplay ainda não se manifestaram a respeito.

Tool e a proibição de gravações

Embora seja um movimento impossível de se controlar completamente, muitos artistas ainda se incomodam com o fato de fãs filmarem shows com celular. Por isso, alguns adotam medidas, sejam tecnológicas ou pedindo para que os aparelhos não sejam utilizados. Como mencionado, um caso famoso é o do Tool.

Em entrevista à Metal Hammer, o guitarrista Adam Jones explicou as motivações por trás do veto aos telefones. Inicialmente, ele declarou:

“Se deve, parcialmente, ao fato de que as pessoas não têm ideia do que estão fazendo. É algo que tira a natureza especial de um show. Vemos que mais e mais grandes artistas estão pedindo aos fãs respeitosamente que aproveitem o show em vez de olhar para a câmera o tempo todo.”

O incômodo vai além, pois chega a atrapalhar a performance.

“Além disso, as pessoas não sabem como usar suas câmeras corretamente, o que torna a luz muito ofuscante para quem está no palco. Queremos que as pessoas participem do que estamos oferecendo ao invés de filmar o show inteiro no celular, sendo que nunca mais irão olhar para ele.”

Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Bluesky | Twitter | TikTok | Facebook | YouTube | Threads.

ESCOLHAS DO EDITOR
InícioNotíciasA curiosa condição imposta pelo Tool para transmitir show no Lolla Argentina
Maria Eloisa Barbosa
Maria Eloisa Barbosahttps://igormiranda.com.br/
Maria Eloisa Barbosa é jornalista, 24 anos, formada pela Faculdade Cásper Líbero. Colabora com o site Keeping Track e trabalha como assistente de conteúdo na Rádio Alpha Fm, em São Paulo.

DEIXE UMA RESPOSTA (comentários ofensivos não serão aprovados)

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui


Últimas notícias

Curiosidades