Após a morte do baterista John Bonham em 1980, o Led Zeppelin encerrou as atividades. Nos anos seguintes, a banda voltou aos palcos apenas em raras ocasiões especiais, como durante o Live Aid, em 1985, e na cerimônia de indução ao Rock and Roll Hall of Fame, em 1995.
A última reunião data de dezembro de 2007. Na ocasião, os membros remanescentes realizaram um show completo com Jason Bonham, filho de Bonzo, na bateria. Lançada em DVD sob o nome de “Celebration Day”, a apresentação aconteceu em um evento de caridade homenageando Ahmet Ertegun — fundador da Atlantic Records, gravadora com a qual o Zeppelin trabalhou por anos.
Desde então, os músicos não retomaram a parceria. Apesar das expectativas dos fãs ao longo dos últimos tempos, os membros não demonstraram tanto interesse em um novo encontro. Recentemente, o próprio Jimmy Page ressaltou que “o futuro do Led Zeppelin é o passado”.
Conversando com o tabloide britânico Metro, o guitarrista explicou por que acredita que a banda deve continuar inativa. Citando como exemplo o Abba, o músico de 81 anos afirmou:
“Acho que o futuro do Led Zeppelin é o passado. Você não pode contestar o passado. É como o Abba. Você não pode questionar o que eles fizeram, é tudo tão bom, foi tudo montado de forma brilhante e a musicalidade é um verdadeiro manual para músicos.”
De qualquer forma, o guitarrista terminou a resposta com uma declaração bem-humorada envolvendo a própria idade:
“Mas não faço ideia. Talvez, daqui a uns 20 anos, eu consiga fazer isso.”
Reunião do Led Zeppelin
Uma reunião do Led Zeppelin parece improvável há anos. Em entrevista à revista Planet Rock em 2018, Jimmy Page disse duvidar que os músicos voltariam a tocar juntos. Anteriormente, ao Daily Beast (via TMDQA), o guitarrista já havia trazido os motivos pelos quais o reencontro não deveria acontecer:
“O Led Zeppelin era uma força criativa que você não pode simplesmente estalar os dedos e criar. Era uma mistura de quatro músicos mestres em suas artes, e cada um de nós era importante para a soma total que a banda era […]. Nós tentamos a reunião algumas vezes. Sempre parecia ser feito às pressas e nunca funcionou. É por isso que o show do O2 foi feito com tanta dedicação. Nós ensaiamos muito para que Jason se sentisse como parte da banda. Todos precisávamos que fosse assim. Mas eu não consigo ver isso acontecendo novamente, porque todos nós temos que concordar e concordar pelos motivos certos.”
Um dos maiores empecilhos aparentemente está em Robert Plant. Segundo Jason Bonham, o vocalista até mesmo recusou uma possível turnê do Zeppelin no passado. À Billboard em 2018, o filho de Bonzo explicou que o cantor admitiu que não conseguiria retomar a banda devido ao carinho por John:
“Ficamos seis semanas ensaiando para o show. Então, eu pensei que faríamos mais. Eu disse a Plant: ‘preciso perguntar, a gente vai reunir a banda novamente?’. E ele respondeu: ‘eu amava muito o seu pai. Não é um desrespeito a você. Você conhece o nosso material melhor que nós mesmos e ninguém é capaz de tocar como você. Mas não é a mesma coisa. Eu não posso ir lá e fingir. Não consigo ser uma jukebox, não consigo tentar fazer dessa forma. Nós temos que fazer mais um grande show. E, então, podemos descansar’.”
Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Bluesky | Twitter | TikTok | Facebook | YouTube | Threads.