...

Por que Jimmy Page quis total controle no Led Zeppelin

Guitarrista até financiou o primeiro álbum da banda, lançado em 1969, antes de tentar um contrato com a gravadora Atlantic Records

Jimmy Page era quem guiava o Led Zeppelin. Além de atuar como produtor dos discos, o guitarrista e membro fundador também tinha um grande envolvimento na tomada de decisões. 

No contrato original da banda, firmado pelo músico e pela gravadora Atlantic Records em 1968, estava determinado que Page poderia demitir qualquer um dos integrantes caso achasse adequado — algo que nunca aconteceu. Ainda, que teria autonomia para usar o nome da banda como sua propriedade em qualquer situação.

- Advertisement -

Para o guitarrista, era importante ter total controle dentro do grupo. Conversando com a Guitar World anos atrás (via Led Zeppelin Official Forum), ele explicou por que adotou tal postura: 

“Eu queria ter um controle artístico absoluto porque sabia exatamente o que queria fazer com esses caras. Na verdade, eu financiei e gravei completamente o primeiro álbum antes de ir até a Atlantic. Não foi aquela história típica em que você recebe um adiantamento para fazer um álbum. Nós chegamos à Atlantic com as fitas prontas.”

Justamente por saber como conduzir em todos os aspectos a gravação do disco de estreia homônimo de 1969, os custos ficaram abaixo do esperado. Inclusive, o dinheiro saiu do bolso do próprio guitarrista, como reforçado:

“Outra vantagem de ter uma visão tão clara do que eu queria para a banda foi que isso manteve os custos de gravação mínimos. Gravamos todo o primeiro álbum em cerca de 30 horas. Sei disso porque fui eu que paguei a conta [risos]. Mas não foi tão difícil, porque tínhamos ensaiado bem já que tínhamos acabado de terminar uma turnê pela Escandinávia. E eu sabia exatamente o que queria fazer em todos os aspectos. Sabia onde todas as guitarras iriam entrar e como tudo deveria soar.”

Jimmy Page e os negócios

Apesar da estratégia, o artista já reconheceu que os negócios não eram o seu forte. Para a Forbes em 2014, ele revelou:

“Sempre fui o pior nos negócios. Devo admitir que esse não era meu forte. Meu forte era o lado artístico, mas você precisa que ambos estejam funcionando em paralelo. Mas tínhamos um empresário muito bom.”

Assim, Page trabalhava de maneira alinhada com o saudoso empresário Peter Grant. Conversando com a Classic Rock no ano seguinte, o guitarrista relembrou a parceria, mencionando especificamente o caso do quarto álbum de estúdio lançado em 1971 – sem nome e popularmente conhecido como “Led Zeppelin IV”:

“Para ir longe criativamente, você precisa de alguém para cuidar da parte comercial. E Peter definitivamente cuidou do lado comercial. Ele e eu fomos juntos para a Atlantic em Nova York para firmar o contrato original [do Led Zeppelin]. E na época do quarto álbum, quando queríamos lançar o disco sem nenhuma informação na capa — sem nome da banda, sem título — Peter e eu tivemos uma reunião na Atlantic.”

Sobre o Led Zeppelin

O Led Zeppelin existiu oficialmente entre 1968 e 1980, encerrando após o trágico falecimento do baterista John Bonham. Posteriormente, se reuniu em eventos especiais, sem jamais retomar atividades em tempo integral. Jimmy Page e Robert Plant ainda realizaram um projeto em dupla nos anos 1990.

A banda se consagrou como uma das mais influentes e inovadoras da história da música popular. Até hoje, se estima que seus discos tenham vendido acima de 200 milhões de cópias em todo o planeta.

Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Bluesky | Twitter | TikTok | Facebook | YouTube | Threads.

ESCOLHAS DO EDITOR
InícioCuriosidadesPor que Jimmy Page quis total controle no Led Zeppelin
Maria Eloisa Barbosa
Maria Eloisa Barbosahttps://igormiranda.com.br/
Maria Eloisa Barbosa é jornalista, 24 anos, formada pela Faculdade Cásper Líbero. Colabora com o site Keeping Track e trabalha como assistente de conteúdo na Rádio Alpha Fm, em São Paulo.

DEIXE UMA RESPOSTA (comentários ofensivos não serão aprovados)

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui


Últimas notícias

Curiosidades