Nas últimas duas décadas o Van Halen fez o possível para desvincular a imagem do baixista Michael Anthony da banda. O músico gravou todos os álbuns de estúdio da banda, exceto o último, “A Different Kind of Truth” (2012), quando foi substituído por Wolfgang Van Halen, filho de Eddie e sobrinho de Alex.
Em um movimento impopular à época, o site do grupo chegou até mesmo a apagar imagens do artista de fotos oficiais e capas, incluindo a icônica do primeiro disco. Após massivas críticas dos fãs, a ação foi desfeita e todos fingiram que nada havia acontecido.
Enquanto isso, Mike segue acompanhando Sammy Hagar em sua carreira solo e projetos como o The Circle e a turnê “Best of All Worlds”. O cantor é o grande defensor do colega. Em entrevista de 1997, resgatada pelo Far Out Magazine, o frontman – que à época recém havia rompido com o conjunto – declarou:
“Ele era o único cara na banda inocente em tudo isso. Mikey nunca fez parte da banda no que diz respeito a compartilhar os lucros, o lado criativo dela ou qualquer coisa. Ele sempre foi o membro contratado e simplesmente não tinha opinião. Mas ainda assim era o cara que eu posso te dizer agora que foi o porta-estandarte do Van Halen. Mais do que qualquer um na banda.”
Esquecido por Alex Van Halen
Em “Brothers”, livro de memórias recém-lançado por Alex Van Halen, Michael Anthony mal é citado. O baterista faz questão de deixar claro que o núcleo da banda girava entre ele, Eddie e o vocalista David Lee Roth. As poucas menções ao antigo integrante falam mais de sua habilidade vocal do que no instrumento.
Ao The Guardian, ele se limitou a definir Mike da seguinte forma:
“Um cara adorável, mas simplesmente não fazia parte da equação.”
Sobre Michael Anthony
Michael Anthony Sobolewski começou a tocar baixo aos 13 anos. Apesar de canhoto, sempre usou o instrumento em seu modo mais popular, pela maior disponibilidade no mercado.
Após várias bandas, conseguiu projeção local com o Snake, acumulando função de vocalista. Despertou a atenção dos irmãos Van Halen, que o convidaram para se juntar ao grupo.
Fora da música coleciona relógios, além de apreciar carros de corrida vintage e comercializar seus próprios molhos de pimenta, mostarda e afins.
Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Bluesky | Twitter | TikTok | Facebook | YouTube | Threads.