...

Syd Barrett deve ganhar cinebiografia, diz produtor de filme sobre Bob Dylan

Informação foi compartilhada por Peter Jaysen, que esteve envolvido em garantir catálogo do ídolo folk para “Um Completo Desconhecido”

Dois grandes músicos já falecidos devem ganhar suas próprias cinebiografias: Syd Barrett, primeiro líder do Pink Floyd, e Cass Elliot, cantora do The Mamas and the Papas. A informação foi compartilhada por Peter Jaysen, dono da Veritas Entertainment, empresa responsável por garantir o catálogo de Bob Dylan para o filme “Um Completo Desconhecido”.

Em entrevista ao podcast The Town with Matthew Belloni (via Classic Rock), Jaysen disse estar trabalhando em ambas as obras atualmente. O longa sobre Barrett já teria até diretor definido: Wash Westmoreland, notório pelo filme “Para Sempre Alice” e por desenvolver documentários.

- Advertisement -

O profissional declarou:

“Devido ao nosso envolvimento com Bob fazendo ‘Um Completo Desconhecido’, tivemos a sorte de agora estarmos trabalhando com Wash Westmoreland, o grande escritor e diretor, em um filme de Syd Barrett, um dos fundadores do Pink Floyd.”

A respeito da obra que conta a história de Elliot, ele complementou:

“Tivemos várias reuniões de Zoom com o espólio de Mama Cass Elliot e nos encontramos com sua filha, Owen. Estamos perto de adquirir os direitos de seu livro, ‘My Mama Cass’.”

Ainda não há datas de lançamento estabelecidas. Os longas não foram anunciados oficialmente.

A vida de Syd foi tema de um recente documentário oficial: “Have You Got It Yet? The Story of Syd Barrett and Pink Floyd”, lançado em 2023. Produzido pelo cineasta Roddy Bagawa e o fundador da Hipgnosis, Storm Thorgerson, o filme conta com depoimentos dos três membros da banda ainda vivos.

Outros entrevistados são os empresários Peter Jenner e Andrew King, além de músicos como Pete Townshend (The Who) e Graham Coxon (Blur).

Sobre Syd Barrett

Nascido em Cambridge, Inglaterra, Roger Keith Barrett começou a tocar ukulele aos 10 anos, passando para o banjo e violão antes de chegar à guitarra aos 15. Construiu seu primeiro amplificador sozinho.

Foi membro fundador do Pink Floyd, participando dos primeiros singles e o álbum de estreia, “The Piper at the Gates of Dawn”. Caracterizava-se pelo estilo psicodélico de tocar, com acordes dissonantes, efeitos e distorções.

Após sair do grupo, lançou dois álbuns solo no início da década de 1970, apoiado pelos antigos colegas. Foram seus últimos trabalhos antes de abandonar a indústria musical.

Sua personalidade seguiu sendo inspiração para a banda que criou. Chegou a aparecer no estúdio durante as gravações do álbum “Wish You Were Here”. Os músicos não o reconheceram, devido à aparência totalmente diferente de poucos anos antes.

Morreu em 7 de julho de 2006, devido a um câncer pancreático agravado pelo diabetes.

Sobre Cass Elliot

Cass Elliot nasceu em 1941, em Baltimore, nos Estados Unidos. Nos primeiros anos de sua carreira musical, esteve em várias bandas diferentes, como Triunvirato (rebatizada de Big 3), Mugwumps e, a mais conhecida, The Mamas & the Papas – com quem foi, postumamente, introduzida ao Rock and Roll Hall of Fame.

Com o fim do último grupo citado, em 1968, a artista seguiu carreira solo. Ela morreu em 1974, aos 32 anos, após um ataque cardíaco em Londres, e deixou uma única filha, Owen Elliot-Kugell.

Em março, viralizou no TikTok uma cena do filme “O Peso do Talento” (2022) com a faixa “Make Your Own Kind of Music”, lançada em 1969 por Cass. Diante do interesse a respeito da canção — que integrou a trilha sonora das séries “Lost”, “Dexter”, “The Middle” e “Sex Education” —, perfis na plataforma criaram vídeos sobre a história da cantora, populares entre a nova geração.

Sobre “Um Completo Desconhecido”

Com estreia marcada no Brasil para 27 de fevereiro de 2025, “Um Completo Desconhecido” é uma cinebiografia de Bob Dylan, protagonizada por Timothée Chalamet (“Duna”, “Wonka”, “Interestelar” etc). A obra retrata a jornada de Bob Dylan para conhecer o também cantor Woody Guthrie durante show no Newport Folk Festival de 1965.

Além de dar vida ao lendário músico, Chalamet também cantará as músicas que aparecerão no filme. A informação foi confirmada pelo diretor da obra, James Mangold (“Logan”, “Ford vs. Ferrari”).

Outro nome de peso confirmado para o projeto é o de Edward Norton. Substituindo Benedict Cumberbatch, ele dará vida a Pete Seeger, nome importante da cena folk que também foi uma influência para Dylan em seus primeiros anos de carreira.

Além de Chalamet e Norton, o elenco traz Boyd Holbrook (como Johnny Cash), Monica Barbaro (Joan Baez), Elle Fanning (Sylvie Russo), Woody Guthrie (Scoot McNairy) e Nick Offerman (Alan Lomax).

Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Bluesky | Twitter | TikTok | Facebook | YouTube | Threads.

ESCOLHAS DO EDITOR
InícioNotíciasSyd Barrett deve ganhar cinebiografia, diz produtor de filme sobre Bob Dylan
Igor Miranda
Igor Miranda
Igor Miranda é jornalista formado pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU), com pós-graduação em Jornalismo Digital. Escreve sobre música desde 2007. Além de editar este site, é colaborador da Rolling Stone Brasil. Trabalhou para veículos como Whiplash.Net, portal Cifras, revista Guitarload, jornal Correio de Uberlândia, entre outros. Instagram, Twitter e Facebook: @igormirandasite.

DEIXE UMA RESPOSTA (comentários ofensivos não serão aprovados)

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui


Últimas notícias

Curiosidades