Phil Collins está aposentado dos palcos desde março de 2022. Por uma série de limitações físicas, o artista de 73 anos resolveu abandonar a vida na estrada após a turnê “The Last Domino?” com o Genesis. Desde então, também tem estado afastado dos holofotes.
As complicações começaram quando o músico sofreu uma lesão em 2007, deslocando uma vértebra no pescoço. Isso provocou danos em seus nervos das mãos.
Em 2009, o astro se submeteu a uma cirurgia na coluna cervical para corrigir o problema. No pós-operatório, perdeu a sensação nos dedos. Só era capaz de segurar baquetas se fossem presas com fita adesiva em suas mãos.
Apesar de procedimentos subsequentes para tratar o dano nervoso, o artista parou de tocar bateria. Uma de suas últimas performances públicas no instrumento aconteceu em novembro de 2010 durante o The Prince’s Trust Rock Gala junto de Eric Clapton.
Além disso, nos shows finais com o Genesis e em carreira solo, o artista só cantava — e sentado em uma cadeira. Segundo seu filho e também baterista Nic Collins, o pai perdeu a sensibilidade em um dos pés, o que prejudicou seu deslocamento. Assim, é necessário o uso de uma bengala para locomoção.
Diante de todo esse contexto, Phil não descarta tentar voltar para a bateria um dia. Mas o próprio frisa que a possibilidade parece distante da realidade.
Para o documentário “Phil Collins: Drummer First”, gravado em outubro de 2022 e disponibilizado na última quinta-feira (18), o músico revelou a sensação de dever cumprido diante da saúde debilitada. Conforme transcrição do NME, disse inicialmente:
“Ainda estou meio que afundando. Passei a vida inteira tocando bateria. De repente, não conseguir mais fazer isso é um choque.”
Em seguida, complementa:
“Se eu não puder fazer o que eu fazia tão bem quanto eu fazia, prefiro descansar e não fazer nada. Se eu acordar um dia e conseguir segurar um par de baquetas, então vou tentar. Mas sinto que já fiz tudo que já tinha que fazer.”
Phil Collins atualmente
Em entrevista de março de 2023 ao programa BBC Breakfast (transcrição via The Independent), Mike Rutherford contou que Phil Collins quase não se mexe mais. Ele afirmou:
“Como você sabe, Phil está um tanto… ele está muito mais imóvel agora do que costumava ser, o que é triste, mas na turnê ele estava de bom humor.”
Apesar disso tudo, o guitarrista e baixista diz que o amigo está num bom lugar.
“Ele está bem agora, em casa, aproveitando a vida. Ele trabalhou tão duro pelos anos. Acho que ele está aproveitando o tempo em casa.”
Por meio das redes sociais em agosto último, o produtor e empresário Simon Napier-Bell contou que visitou Phil Collins à época. O intuito era conversar sobre o tradicional local de música ao vivo Marquee Club, em Londres, na Inglaterra, para um documentário, mas o profissional acabou descobrindo que o artista reformou o estúdio que tem em casa. Ele escreveu:
“Ontem filmamos Phil Collins na casa dele perto de Lake Geneva. Ele estava em forma, cheio de histórias fantásticas, muito divertido. E ele acabou de renovar o seu estúdio. Com certeza, daqui a pouco vamos ouvir música nova.”
Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Bluesky | Twitter | TikTok | Facebook | YouTube | Threads.