Tom Morello nunca escondeu seus posicionamentos. O guitarrista do Rage Against the Machine sempre falou abertamente a respeito de seus ideais socialistas, principalmente em seu trabalho. Apesar disso, o próprio afirma que durante toda a sua vida só manifestou apoio para uma única pessoa na política americana.
Aparentemente, o assunto surgiu devido às eleições presidenciais nos Estados Unidos. O músico já criticou o ex-presidente e novamente candidato republicano Donald Trump, mostrando por diversas vezes o desprezo quanto à figura. No entanto, não disse nada sobre votar na adversária democrata Kamala Harris.
Sendo assim, respondendo a um internauta que apagou a postagem original, o artista resolveu esclarecer a sua posição. Também formado em ciência política pela Universidade de Harvard, o músico afirmou que ambos os lados atuam como “criminosos de guerra”.
Por meio do X/Twitter, ele declarou:
“Passei dois anos nos anos 80 trabalhando diariamente como secretário de agenda do senador democrata americano Alan Cranston. Embora fosse progressista em várias questões, vi de perto como o dinheiro dos elitistas controla e molda a política de maneira criminosa. Ninguém tem uma visão mais clara que a minha sobre este assunto. Democratas são criminosos de guerra. Republicanos são criminosos de guerra.”
Em seguida, deixou claro que sempre faz questão de votar. Todavia, disse acreditar que a mudança não vem só por meio das eleições e, sim, de uma luta constante, pensando nos menos favorecidos.
“Embora eu sempre vote, porque racistas e a classe dominante não querem que eu vote, acredito que a verdadeira mudança vem de fortalecer quem está embaixo. Assim, é preciso trabalhar e lutar antes, durante e depois de uma eleição na base, independentemente de quem ganhe, e não apenas cruzando os dedos e pedindo migalhas à elite.”
A única pessoa apoiada por Tom Morello na política
Por fim, destacou ter endossado apenas uma candidata ao longo de todos esses anos: Cindy Sheehan. Conhecida como ativista no movimento de oposição à guerra contra o Iraque, a chamada “mãe pacifista” entrou para o movimento após ter perdido o filho Casey Sheehan no conflito.
O guitarrista decidiu apoiá-la em 2008, quando ela tentou presidir o Congresso. Ele explicou:
“A única candidata que já apoiei, publicamente ou de maneira particular, foi Cindy Sheehan, uma ativista antiguerra cujo filho foi morto na Guerra do Iraque. Ela foi uma verdadeira guerreira.”
Eleições nos Estados Unidos
A eleição presidencial nos Estados Unidos acontece nesta terça-feira (5), após um período em que o voto poderia ter sido feito por correio. Kamala Harris e Donald Trump estão na disputa pela função máxima do Executivo americano.
A candidatura de Harris tem sido marcada por largo apoio de celebridades no geral, elencadas nesta lista, mas não é possível dizer o mesmo de Trump. As políticas controversas — para dizer o mínimo — do empresário, que exerceu o cargo antes do atual governante Joe Biden, faz com que não exista tanto apoio declarado de pessoas famosas. Ainda assim, algumas delas, incluindo do segmento do rock, manifestaram apreço pelo republicano e aparecem listadas neste link.
Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Bluesky | Twitter | TikTok | Facebook | YouTube | Threads.
È que brasileiro não entende de politica, acha que toda hora é um de esquerda e um de direita. Sendo que ambos nos eua são de direita, um direita conservador e outro direita liberal. Aí transformam a direita liberal em esquerda.