Não dá para falar sobre a carreira de Slash sem a associação à guitarra Les Paul. O modelo, que leva o nome de seu inventor, se tornou inevitavelmente associada à figura do integrante do Guns N’ Roses, a ponto de ele não ser identificado por outro, mesmo que tenha usado algumas variações em diferentes momentos.
O homem da cartola também teve a oportunidade de realizar algumas jams com a lenda. Em 2013, o próprio descreveu a experiência durante entrevista com o saudoso jornalista Larry King. E não poupou elogios ao colega de instrumento.
Ele disse, conforme repercussão do Far Out Magazine:
“Les Paul é o avô da guitarra para mim. Não sabia quem era até minha avó me contar. Toquei com ele várias vezes. Eu subi lá, todo convencido e ele varreu o palco comigo. Eu costumava julgar o quanto eu estava melhorando pelo quão bem minhas jams com Les estavam.”
Um dos momentos recreativos pode ser conferido no player abaixo.
Sobre Les Paul
Nascido em 1915, Lester William Polsfuss foi músico, compositor, luthier e inventor. Durante a carreira, se aventurou pelo jazz, country, blues e rock. O auge da carreira aconteceu nos anos 1950, quando gravou discos premiados em parceria com a esposa e também guitarrista Mary Ford.
É creditado com muitas inovações tecnológicas no processo de gravação. Seus primeiros experimentos com overdubbing, efeitos de delay, phasing e multifaixas são considerados pioneiros e influentes. Criada em 1952, a guitarra que leva seu nome é uma das mais icônicas da história.
Morreu em 12 de agosto de 2009, aos 94 anos de idade. É até hoje o único nome presente ao mesmo tempo no Rock and Roll Hall of Fame – onde possui uma exposição permanente de sua obra – e no National Inventors Hall of Fame.
Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Bluesky | Twitter | TikTok | Facebook | YouTube | Threads.