Após uma manifestação oficial do Jane’s Addiction, anunciando a suspensão temporária de atividades após o incidente da última semana, Perry Farrell foi às redes sociais e publicou uma nota individual. Nela, o vocalista assume seus erros e responsabilidade sobre o ocorrido.
O frontman agrediu o guitarrista Dave Navarro durante show em Boston, na última sexta-feira (13). As 10 datas que ainda restavam da turnê foram canceladas sem previsão de uma retomada até que a situação seja contornada.
Declarou o artista e dono da marca Lollapalooza:
“Este fim de semana foi incrivelmente difícil e depois de ter tempo e espaço para refletir, é justo que eu peça desculpas aos meus companheiros de banda, especialmente Dave Navarro, fãs, família e amigos pelas minhas ações durante o show de sexta-feira. Infelizmente, meu ponto de ruptura resultou em um comportamento imperdoável e assumo total responsabilidade por como escolhi lidar com a situação.”
O comunicado do Jane’s Addiction
Mais cedo, Navarro, o baixista Eric Avery e o baterista Stephen Perkins publicaram uma nota conjunta. Diz o comunicado:
“Devido a um padrão contínuo de comportamento e às dificuldades de saúde mental do nosso cantor Perry Farrell, chegamos à conclusão de que não temos escolha a não ser descontinuar a atual turnê pelos Estados Unidos.
Nossa preocupação com sua saúde e segurança pessoal, bem como com a nossa, não nos deixou alternativa. Esperamos que ele encontre a ajuda de que precisa.
Lamentamos profundamente não poder atender a todos os nossos fãs que já compraram ingressos. Não vemos nenhuma solução que garanta um ambiente seguro no palco ou que nos permita fazer uma ótima apresentação todas as noites.
Nossos corações estão partidos.
Dave, Eric e Stephen”
O incidente
Perry Farrell partiu para cima de Dave Navarro à 11ª música do set, “Ocean Size”. Em dado momento, o vocalista esbarrou de forma agressiva no colega e o ofendeu. O instrumentista parou de tocar para afastá-lo, mas o frontman desferiu um soco antes de ser segurado por Eric Avery e membros da equipe técnica — que também o retiraram do palco.
Confira vídeos a seguir ou clicando aqui, aqui e aqui.
A reunião da formação original
Faz pouco tempo que o Jane’s Addiction voltou a realizar shows com sua formação original.
Em 2022, Eric Avery retornou à banda após 14 anos de ausência. Logo em seguida, Dave Navarro passou a enfrentar problemas de saúde por conta da covid-19 de longo prazo que pegou em 2021. Foi substituído até o início deste ano por Josh Klinghoffer (ex-Red Hot Chili Peppers, músico de apoio do Pearl Jam e Eddie Vedder).
No último mês de julho, o quarteto original lançou sua primeira música em 34 anos. “Imminent Redemption” vinha sendo tocada ao vivo antes de ganhar sua versão em estúdio.