Como Mariah Carey usou Natal para construir império

Hit "All I Want for Christmas is You" já rendeu US$ 100 milhões à cantora e virou especial de TV, filme, livro infantil e tema de espetáculo

Uma das atrações do Rock in Rio 2024 neste domingo (22), Mariah Carey se notabilizou por explorar um mercado bastante curioso e próprio dos Estados Unidos: o de músicas de Natal. A artista construiu um império nesse sentido.

Seu maior hit nesse sentido é “All I Want for Christmas is You”, uma das faixas do disco “Merry Christmas” (1994), o quarto de sua carreira e o primeiro com temática natalina. A composição da cantora ao lado do produtor Walter Afanasieff serviu logo como primeiro single do trabalho e fez enorme sucesso: o compacto vendeu 16 milhões de cópias, levando também o álbum a ter mais de 5 milhões de unidades comercializadas somente em sua terra natal.

- Advertisement -

É apenas o início de uma história que envolve uma série de trabalhos dedicados à temática. Dentro dos Estados Unidos, Mariah Carey virou, também, sinônimo de Natal. Fora também, já que este trabalho de 1994 atingiu o top 10 das paradas de mais de 20 países e foi diretamente responsável por fazê-la se tornar a artista internacional mais vendida da história do Japão.

O “império natalino” de Mariah Carey

Com “All I Want for Christmas is You”, Mariah Carey começou a construir um império que hoje vai além até mesmo do universo musical. A associação da cantora com a festa religiosa cristã a levou a produzir um especial de TV exibido nos Estados Unidos em 2010, um filme para televisão chamado “A Christmas Melody” — estrelado e dirigido pela própria Mariah Carey em 2015 — e um livro infantil, lançado também em 2015 e base para uma animação lançada dois anos mais tarde.

Outros álbuns de Mariah exploram a temática natalina. “Merry Christmas II You” saiu em 2010, enquanto “Mariah Carey’s Magical Christmas Special”, de 2020, serviu como trilha sonora de um especial produzido pela Apple TV+.

Leia também:  A doença que acometeu Cyndi Lauper e sobre a qual ela conscientiza

Além disso, vale citar que entre 2014 e 2019, Mariah Carey promoveu a temporada de residência (série de shows que ocorrem em um único local) “All I Want for Christmas Is You, a Night of Joy and Festivity”. As apresentações aconteciam dias antes do Natal e o setlist era composta por canções dos seus dois álbuns natalinos.

Em seus três primeiros anos, essa série de apresentações ocorreu no Beacon Theatre, em Nova York. A partir de 2017, passou a se estender para outras cidades dos Estados Unidos e também a Europa.

Após 56 apresentações, a “All I Want for Christmas Is You, a Night of Joy and Festivity” rendeu aproximadamente US$ 22 milhões em vendas de ingressos.

Hit atemporal

Com o crescimento e estabelecimento dos streamings musicais, “All I Want for Christmas is You” fica em evidência praticamente em todo Natal. Uma das consequências é o fato de a canção entrar para listas das mais executadas durante esta época do ano — mesmo que tenha sido lançada há três décadas.

Outro dado curioso reforça a popularidade daesta música, mesmo tanto tempo após seu lançamento original. Em dezembro de 2019 — ano no qual o hit completou 25 anos de existência —, “All I Want for Christmas is You” alcançou o primeiro lugar da Billboard Hot 100, principal parada dos Estados Unidos, deixando trabalhos contemporâneos para trás.

Também vale lembrar que a canção continua rendendo cifras milionárias para Mariah Carey. A Associated Press estima que o hit natalino, sozinho, já tenha gerado aproximadamente US$ 100 milhões em direitos autorais para a cantora desde o seu lançamento.

Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Bluesky | Twitter | TikTok | Facebook | YouTube | Threads.

ESCOLHAS DO EDITOR
InícioCuriosidadesComo Mariah Carey usou Natal para construir império
Augusto Ikeda
Augusto Ikedahttp://www.igormiranda.com.br
Formado em jornalismo pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Atua no mercado desde 2013 e já realizou trabalhos como assessor de imprensa, redator, repórter web e analista de marketing. É fã de esportes, tecnologia, música e cultura pop, mas sempre aberto a adquirir qualquer tipo de conhecimento.

DEIXE UMA RESPOSTA (comentários ofensivos não serão aprovados)

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui


Últimas notícias

Curiosidades