Além do trabalho habitual com os Rolling Stones, Keith Richards já colaborou com várias lendas do rock e do blues. Porém, foi um músico icônico do country que o deixou mais nervoso em uma parceria. Alguém que teve grande influência no estilo do guitarrista e suas criações.
Durante uma apresentação com Willie Nelson e Jerry Lee Lewis, o britânico teve a oportunidade de tocar junto a Merle Haggard. Em depoimento ao seu canal no YouTube, Keith confessou ter ficado apreensivo.
Ele declarou, conforme repercussão do Far Out Magazine:
“A primeira vez que o conheci, estava sentado em um suporte de bateria. Jerry Lee Lewis estava ensaiando. Estávamos tocando ‘Good Golly Miss Molly’. Eu me viro para a direita e tem outro cara sentado ao meu lado. Ele está usando um daqueles chapéus Stetsons de palha, tem uma barba grisalha, olha para mim, dá um sorriso e eu dou um sorriso para ele. Eu passo por mais dois compassos da música e de repente percebo que é Merle Haggard. Eu quase perdi o controle ali. Estava sentado ao lado de um dos grandes. Ele se vira e me dá um aceno e nós continuamos. Eu consegui passar pela música.”
Richards resumiu o encontro da forma que muitos devem ter falado dele próprio por mais de meio século.
“Conhecer um dos seus favoritos, um dos seus heróis, um cara que você sempre admirou e você o encontra sentado do lado do suporte da bateria. É, cara, isso é o que vale a pena.”
A performance, do especial “Outlaws & Angels”, pode ser conferida no player abaixo.
Sobre Merle Haggard
Merle Ronald Haggard nasceu na Califórnia, Estados Unidos, em 1937, período conhecido no país como A Grande Depressão. Sua infância foi conturbada após a morte do pai. Foi encarcerado várias vezes durante a juventude. Após ser libertado da Prisão Estadual de San Quentin, em 1960, conseguiu mudar sua vida e lançou uma carreira de sucesso na música country.
Ganhou popularidade com suas canções sobre a classe trabalhadora. Entre as décadas de 1960 e 1980, teve 38 hits número um nas paradas country. Continuou a lançar álbuns de sucesso na década de 2000. Morreu em 6 de abril de 2016, aos 79 anos, em decorrência de problemas pulmonares.
Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Bluesky | Twitter | TikTok | Facebook | YouTube | Threads.