A única capa de álbum que deixou Geezer Butler desconfortável: “satânica demais”

Lançado sob o nome Heaven and Hell, disco foi o último gravado pelo vocalista Ronnie James Dio

Geezer Butler foi o principal responsável pelo Black Sabbath abordar temas demoníacos em suas letras. A ideia veio após o baixista notar quantas pessoas faziam fila para assistir filmes de terror no cinema em frente ao espaço onde a banda ensaiava no final dos anos 1960.

Ainda assim, o músico se sentiu desconfortável com um álbum que gravou pelo excesso de satanismo. “The Devil You Know” foi lançado em 2009, sob o nome Heaven & Hell, marcando o reencontro da formação que também contou com o guitarrista Tony Iommi, o baterista Vinny Appice e o vocalista Ronnie James Dio.

- Advertisement -

A principal crítica foi em relação à capa, uma adaptação da pintura “Satan”, do norueguês Per Qyvind Haagensen. Conforme registro do Songfacts e resgate do Far Out Magazine, Geezer declarou:

“A gravadora encontrou essa imagem para nós. Acho que Iommi e Dio gostaram bastante. Eu não fiquei muito feliz com isso, mas o que posso dizer? Há uma regra de maioria dentro dessa banda e fui derrotado. Parece um pouco satânico demais para mim, mas é o que é.”

Aparentemente, Butler não sentiu o mesmo choque com a misteriosa mulher na capa do álbum de estreia do Black Sabbath, a pintura atormentadora de Sabbath Bloody Sabbath ou o bebê possuído em Born Again.

Geezer Butler, “The Devil You Know” e “13”

Leia também:  A banda que poderia ter estourado no lugar do Nirvana, segundo Dave Grohl

Ainda assim, musicalmente Geezer Butler gosta do álbum. E o considera superior ao último da formação original da banda que deu origem ao Heaven and Hell. Durante entrevista de 2023 ao podcast The Rock Experience with Mike Brunn, transcrita pelo Ultimate Guitar, o músico disse, ao ser questionado sobre qual preferia entre “The Devil You Know” e “13”:

“Provavelmente ‘The Devil You Know’, porque todos nós tivemos uma participação democrática nesse álbum. E o que me irrita é que foi muito mais divertido fazer esse disco. O processo de ‘13’ parecia eterno e, supostamente, tínhamos Rick Rubin como produtor. Rubin trabalhou muito bem com Ozzy, mas não acho que Tony se deu muito bem com ele. Então eu prefiro o álbum ‘The Devil you Know’.”

Heaven and Hell e a despedida de Ronnie James Dio

“The Devil You Know” chegou ao 8º lugar na Billboard 200, principal parada nos Estados Unidos e da indústria musical como um todo. A sonoridade foi a mais arrastada e com referências ao doom na história dessa formação.

Foi o último álbum gravado por Ronnie James Dio. Ele faleceria no ano seguinte, em decorrência de um câncer estomacal. Por conta da doença, a banda não conseguiu realizar a turnê completa divulgando o trabalho.

Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Bluesky | Twitter | TikTok | Facebook | YouTube | Threads.

ESCOLHAS DO EDITOR
InícioCuriosidadesA única capa de álbum que deixou Geezer Butler desconfortável: “satânica demais”
João Renato Alves
João Renato Alveshttps://twitter.com/vandohalen
João Renato Alves é jornalista, 40 anos, graduado pela Universidade de Cruz Alta (RS) e pós-graduado em Comunicação e Mídias Digitais. Colabora com o Whiplash desde 2002 e administra as páginas da Van do Halen desde 2009. Começou a ouvir Rock na primeira metade dos anos 1990 e nunca mais parou.

DEIXE UMA RESPOSTA (comentários ofensivos não serão aprovados)

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui


Últimas notícias

Curiosidades