Tommy Aldridge se consagrou pelos trabalhos com Whitesnake e Ozzy Osbourne, na década de 1980. Porém, sua trajetória foi iniciada em 1970, com trabalhos ao lado de Black Oak Arkansas e Pat Travers Band.
Nascido em Jackson, cidade no estado americano do Mississippi, em 15 de agosto de 1950, Aldridge é autodidata. Comprou seu primeiro kit de bateria na adolescência, com o dinheiro que ganhou com entrega de jornais e outros trabalhos temporários.
Seu estilo característico veio justamente de ter aprendido a tocar sem orietnação. E um dos detalhes mais marcantes é o uso de dois bumbos na bateria.
Em entrevista de 2020 ao canal The Sessions Panel, com transcrição do Ultimate Guitar, Tommy refletiu sobre o fato de ter sido um dos primeiros bateristas a usar bumbo duplo, ainda nos anos 1960, quando aprendia a tocar o instrumento. Ele disse que aconteceu por acaso.
“Foi bem no começo da minha trajetória. Não foi algo planejado: um amigo meu parou de tocar bateria e eu pedi o bumbo dele, só para brincar, pois tinha visto uma foto de Louis Bellson (baterista de jazz) com dois bumbos.”
Apesar da imagem que tinha visto, Aldridge não era acostumado a escutar o trabalho de Bellson. E do pouco que conhecia, não ouviu nenhuma ocasião em que ele usava bumbo duplo.
“Quando peguei esse outro bumbo, era só para ficar ensaiando e brincando enquanto eu crescia. Comecei a aplicar técnicas de rudimento, me dividindo entre mão esquerda e pé direito, depois mão direita e pé esquerdo, só para me exercitar.”
Pioneirismo de Tommy Aldridge
O pensamento de que seria o “pioneiro” no uso de bumbo duplo nunca passou pela cabeça de Tommy Aldridge. A intenção era, mesmo, apenas praticar e brincar um pouco com a ideia.
“Eu só estava testando padrões e tentando reproduzir algo que nunca tinha ouvido em um disco. Dessa forma, acabei tocando em dois bumbos antes de virar moda e antes mesmo de eu aprender o que eu estava tentando fazer.”
O uso do bumbo duplo chamou atenção dos músicos de sua primeira banda, antes mesmo de seus projetos mais profissionais. Ele comenta:
“O guitarrista disse que era muito legal, eu expliquei que estava só treinando e ele pediu para usarmos em uma música. Ou seja, houve incentivo de outras pessoas.”
Outros bateristas surgiram, com mais notoriedade, fazendo uso do bumbo duplo no mesmo período. Aldridge destaca um deles:
“Daí, o Led Zeppelin apareceu e quando eu ouvi John Bonham fazendo aquelas coisas loucas com o bumbo, percebi que havia formas de se tocar coisas novas e pesadas com o pedal.”
Tommy Aldridge: leve, mas com som pesado
Tommy Aldridge comenta que a busca por uma sonoridade mais pesada, curiosamente, era um contraste à forma física dele, que pesava — e ainda pesa — em torno de 60 quilos, tendo 1,77m. Ele conclui:
“A música que eu começava a tocar e curtir na época era mais pesada, então, estava em busca dessa forma de tocar. A necessidade acaba sendo a mãe de todas as invenções.”
Discografia de Tommy Aldridge
Confira, abaixo, uma lista de trabalhos gravados por Tommy Aldridge com diferentes projetos (via Wikipedia).
Black Oak Arkansas
- “If an Angel Came to See You, Would You Make Her Feel at Home?” (1972)
- “Raunch ‘N’ Roll Live” (1973)
- “High on the Hog” (1973)
- “Street Party” (1974)
- “Ain’t Life Grand” (1975)
- “X-Rated” (1975)
- “Balls of Fire” (1976)
- “Live! Mutha” (1976, gravado em 1975)
- “Ten Year Over Night Success” (1976)
- “King Biscuit Flower Hour Presents Black Oak Arkansas” (1998, gravado em 1976)
Pat Travers Band
- “Heat in the Street” (1978)
- “Live! Go for What You Know” (1979)
- “Crash and Burn” (1980)
- “Live in Concert” (ao vivo 1977 e 1980)
- “Radio Active” (1981)
Gary Moore
- “Dirty Fingers” (1983)
- “Live at the Marquee” (1983)
Ozzy Osbourne
- “Speak of the Devil” (1982)
- “Bark at the Moon” (1983)
- “Tribute” (1987 mas gravado em 1981/1980)
- “Diary of a Madman 2011 ‘Legacy Edition’ Disc 2” (2011 mas gravado ao vivo em 1981)
Macalpine, Aldridge, Rock, Sarzo (MARS)
- “Project: Driver” (1986)
Whitesnake
- “Slip of the Tongue” (1989)
- “Live… in the Shadow of the Blues” (2006)
- “Still…Good to Be Bad” (2008; relançamento em 2023) [faixas bônus apenas]
- “Live at Donington 1990” (2011)
- “The Purple Album” (2015)
- “The Purple Tour” (2017)
- “Flesh & Blood” (2019)
Manic Eden
- “Manic Eden” (1994)
Outros trabalhos de Tommy Aldridge
- Hear ‘n Aid – “Stars” (backing vocals) (1986)
- Yngwie Malmsteen – “Inspiration World Tour” (1996)
- Ruby Starr – “Scene Stealer”
- Vinnie Moore – “Mind’s Eye” (1986)
- Motörhead – “March ör Die” (1992) – todas as faixas exceto “Hellraiser” e “I Ain’t No Nice Guy”
- Steve Fister – “Age of Great Dreams”
- House of Lords – “Demons Down” (1992)
- Pata – “Pata” (1993)
- “Dragon Attack: A Tribute to Queen” (1997)
- Patrick Rondat – “Amphibia” (1996) & “On the Edge” (1999)
- Thin Lizzy – “One Night Only” (2000)
- Ted Nugent – “Full Bluntal Nugity” (2000)
- Chris Catena – “Freak Out!” (2004)
- John Sykes – “20th Century” (1997)
- John Sykes – “Bad Boy Live!” (2004)
- Iconic – “Second Skin” (2022)
Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Twitter | TikTok | Facebook | YouTube | Threads.