Com 15 discos de estúdio no currículo, o agora aposentado Aerosmith deixou uma obra vasta. Dessa forma, escolher o melhor álbum da banda talvez seja uma tarefa ingrata, especialmente para quem participou de boa parte dessa história. Mesmo assim, Joe Perry topou o desafio, ainda que relutante em sua resposta definitiva.
O guitarrista foi um dos entrevistados da edição 949 da revista Goldmine e em dado momento, foi perguntado a respeito de seu disco predileto do grupo. Perry escolheu um clássico, muito por conta do momento criativo que ele e seus colegas passavam durante a produção.
O músico disse:
“Acho que teria que ser o ‘Rocks’ (1976). Eu senti que com esse disco, nós realmente acertamos o nosso passo enquanto artistas de gravação.”
A seguir, Joe fez uma rápida análise do momento até ali. Antes de “Rocks”, o Aerosmith gravou seu álbum de estreia homônimo (1973), “Get Your Wings” (1974) e “Toys in the Attic” (1975). O guitarrista explicou:
“Depois de passar pelo primeiro e segundo álbuns e aprender o que aprendemos, isso ajudou. Depois de fazer o terceiro, eu sinto que ‘Rocks’ foi o primeiro disco em que criamos a maior parte do material no estúdio. Acho que é ‘Rocks’ (o melhor álbum do Aerosmith).”
Quarto álbum de estúdio do Aerosmith, “Rocks” foi o primeiro a alcançar status de platina já à época em que foi disponibilizado, chegando ao terceiro lugar na parada estadunidense. Vendeu cerca de 7 milhões de cópias em todo o planeta. Traz como destaques as músicas “Back in the Saddle” e “Last Child”.
A segunda fase do Aerosmith
Joe Perry também não se esqueceu da segunda boa fase vivenciada entre as décadas de 1980 e 1990. O músico acabou se lembrando de outro álbum gravado nessa época e também o citou entre seus favoritos. Ele disse:
“Tem os que fizemos depois, em Vancouver, como ‘Pump’ (1989), eles eram ótimos também. Eu diria que ‘Rocks’ e ‘Pump’ provavelmente são meus dois favoritos.”
O favorito… em estúdio
A opinião de Joe Perry a respeito do melhor álbum do Aerosmith parece ter mudado nos últimos tempos. Em 2021, ele e o vocalista Steven Tyler escolheram não só o melhor, mas também o pior disco da banda, em entrevista à Classic Rock. E a escolha do guitarrista surpreendeu.
Para o álbum “menos melhor”, a dupla ficou inicialmente em dúvida entre “Night in the Ruts” (1979) e “Done With Mirrors” (1985), mas acabou optando pelo segundo. Já ao citar o melhor, eles divergiram: ambos, na verdade, ficaram relutantes e o entrevistador perguntou sobre “Rocks”, que foi designado apenas como “bom”.
No fim das contas, Tyler definiu “Pump” como o melhor disco, enquanto Perry respondeu com o primeiro ao vivo do grupo: “Live! Bootleg”, de 1978. Será que “Rocks” entra como seu álbum favorito entre os de estúdio, ou o músico mudou de opinião?
Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Twitter | TikTok | Facebook | YouTube | Threads.