A música que preocupou James Hetfield por não ser “Metallica o bastante”

Vocalista mergulhou em traumas pessoais na hora de criar as letras para as composições do álbum “Load”

Nas letras do álbum “Load” (1996), James Hetfield tratou de temas como a morte da mãe, sua depressão e a dependência química. O primeiro fato, como desencadeador de todos os outros aspectos da vida do vocalista e guitarrista, ganhou atenção especial, tendo sido o foco do primeiro single, “Until it Sleeps”.

Outro momento em que o trauma acabou sendo externado se deu em “Mama Said”. A balada ao violão gerou polêmica por seu estilo totalmente à parte do que caracterizava o Metallica, mesmo com as concessões comerciais feitas no disco homônimo anterior.

- Advertisement -

Em 1997, o baterista Lars Ulrich falou ao The Tapes Archive sobre o dilema enfrentado. Ele disse, conforme transcrição do Far Out Magazine:

“James disse que estava preocupado ou algo assim. Ele realmente não sabia se a música era Metallica o suficiente. E eu disse: ‘Com o que você está preocupado? Se está em um disco do Metallica, significa que eu e você escrevemos e nós quatro tocamos nele, então eu acho que se qualifica como uma música do Metallica.’”

“Mama Said” e Cynthia Hetfield

“Mama Said” fala sobre o lamento de James Hetfield por não ter conseguido passar mais tempo com a mãe. Também projeta um reencontro, com o artista esperando que ela ainda o ame quando se reencontrarem em uma possível outra realidade.

Cynthia Hetfield morreu em 1979, quando o frontman do Metallica tinha apenas 16 anos. Seu falecimento se deu em decorrência de um câncer que não foi tratado. A família era devota da Ciência Cristã, que negava a eficiência de medicamentos e acreditava que a cura era um processo divino.

Metallica e “Load”

Sexto trabalho de estúdio do Metallica, “Load” causou muita polêmica, tanto pela sonoridade quanto pela mudança visual, com todos os integrantes aparecendo com novos penteados e roupas.

As músicas contam com passagens que flertam com hard rock, southern e alternativo. Com 78 minutos e 59 segundos, é o álbum simples mais longo da carreira da banda, ocupando todo o espaço disponível na capacidade do CD – a última faixa, “The Outlaw Torn”, chegou a ter uma parte cortada na edição final para se adaptar.

Mesmo com toda a repercussão negativa, chegou ao topo das principais paradas mundiais, vendendo cerca de 15 milhões de cópias. Ganhou disco de ouro no Brasil.

Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Twitter | TikTok | Facebook | YouTube | Threads.

ESCOLHAS DO EDITOR
InícioCuriosidadesA música que preocupou James Hetfield por não ser “Metallica o bastante”
João Renato Alves
João Renato Alveshttps://twitter.com/vandohalen
João Renato Alves é jornalista graduado pela Universidade de Cruz Alta (RS) e pós-graduado em Comunicação e Mídias Digitais. Colabora com o Whiplash desde 2002 e administra as páginas da Van do Halen desde 2009. Começou a ouvir Rock na primeira metade dos anos 1990 e nunca mais parou.

DEIXE UMA RESPOSTA (comentários ofensivos não serão aprovados)

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui


Últimas notícias

Curiosidades