Robert Plant e Alison Krauss disponibilizaram uma versão ao vivo para “When the Levee Breaks”, composição de Memphis Minnie e Kansas Joe McCoy, registrada originalmente no ano 1929. Ela foi retrabalhada pelo Led Zeppelin para o álbum “Led Zeppelin IV” (1972).
É o primeiro lançamento oficial da dupla desde “Raise the Roof”, segundo disco da parceria, que saiu em 2021. Assim como a estreia, “Raising Sand” (2007), o tracklist é composto por regravações. Chegou ao 7º lugar nos Estados Unidos e 5º no Reino Unido, onde faturou premiação de prata – o equivalente à de ouro em outros territórios, como o Brasil.
O registro pode ser conferido no player abaixo.
A canção divulga a turnê “Can’t Let Go”, iniciada pelos dois no último domingo (2) nos Estados Unidos. Outras músicas da banda que consagrou Plant que têm marcado presença nos shows são “The Battle Of Evermore” e “Rock And Roll”, além de um trecho de “Gallows Pole” em um medley.
Robert Plant e os remakes do Led Zeppelin
Apesar de rechaçar qualquer reunião do Led Zeppelin após 2007, Robert Plant segue executando material da banda ao vivo em seus diferentes projetos. O cantor procura sempre adaptar os arranjos às suas limitações vocais – compreensíveis para um homem de 75 anos.
Questionado recentemente pelo USA Today sobre como se sente performando essas canções em novas roupagens, ele respondeu:
“Eu amo essas músicas, tenho muito orgulho delas. É ótimo poder mudá-las e ouvir aquela voz ao meu lado, isso permite uma visão geral exótica dos elementos mais dramáticos. Às vezes, fico emocionado porque são lindas adaptações, com as quais nunca poderia ter sonhado. É uma grande conquista.”
Jason Bonham e os samples de “When the Levee Breaks”
Responsável por carregar o legado do pai, Jason Bonham já mencionou que “When the Levee Breaks” possui a melhor linha de bateria de John. Ele disse à revista Q, conforme resgate do Far Out Magazine:
“‘When the Levee Breaks’ tem a introdução de bateria dos deuses. Você poderia tocar em qualquer lugar e as pessoas saberiam que é John Bonham.”
Posteriormente, o arranjo percussivo foi sampleado por muitos artistas. Beyoncé e Jack White o usaram em “Don’t Hurt Yourself” do álbum “Lemonade” (2016). Dr. Dre reproduziu a bateria em “Lyrical Gangbang”, enquanto o Massive Attack a adicionou em “Man Next Door” do álbum “Mezzanine” (1998). Já os Beastie Boys incorporaram as batidas de Bonham em “Rymin’ And Stealin”, presente em “Licensed to Ill” (1986).
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