Conhecer a obra completa de um artista não costuma ser exatamente uma tarefa das mais complexas. Porém, há algumas exceções, especialmente quando o músico em questão costuma se enveredar pelos lados mais experimentais e não se preocupa em ter um limite de lançamentos.
Pete Townshend passou por uma situação surpreendente ao peregrinar em lojas de discos na busca de material do artista americano Sun Ra. Garimpando a obra, ele imaginava encontrar uns 20 álbuns diferentes. Porém, a realidade foi surpreendente.
Disse o líder do The Who ao NME em 2018, conforme resgate do Far Out Magazine:
“Eu realmente entrei de cabeça nesse tipo de jazz de vanguarda. Mas você não conseguia encontrar algo de Sun Ra em lugar nenhum. Então, um dia eu estava em uma loja de jazz em Chicago, que acho que foi de onde ele veio. Perguntei: ‘Você tem Sun Ra?’ O cara respondeu: ‘Sim! Todas as coisas dele.’ Eu disse: ‘Dê-me tudo.’ ‘Tudo?’ ‘Sim’.”
Foi quando o inglês se deu conta do quão prolífica era a carreira do artista.
“Ele volta com 250 álbuns. A maior parte ainda tenho naquela sala ali, conservados na embalagem plástica.”
Na hora de mencionar um disco preferido, Pete Townshend vai de “The Heliocentric Worlds of Sun Ra, Volume One”. Lançado em 1965, o trabalho conta com sete faixas. A contracapa o descreve como um “álbum de composições e arranjos de Sun Ra, tocado por Sun Ra e sua Solar Arkestra”.
Sobre Sun Ra
Nascido em Birmingham, Alabama, Estados Unidos, Herman Poole Blount adotou o nome artístico Le Sony’r Ra, posteriormente Sun Ra. Começando pelo jazz, desenvolveu uma carreira baseada na música experimental, tendo o piano e sintetizadores como principais instrumentos.
Morreu aos 79 anos em 30 de maio de 1993, deixando uma vasta obra, com lançamentos póstumos sendo disponibilizados até recentemente. Em 2013, ganhou créditos como compositor em “Venus”, música do álbum “ARTPOP”, de Lady Gaga.
Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Twitter | TikTok | Facebook | YouTube | Threads.