As bandas Scowl, Zulu, Speed e Pest Control anunciaram que não se apresentarão no Download Festival 2024, agendado para o próximo final de semana em Donington, Inglaterra. O motivo é o patrocínio do banco Barclays ao evento. A instituição financeira subsidia companhias que fornecem armamento e tecnologia militar a Israel.
A ação segue boicotes semelhantes a outros festivais, como SXSW, The Great Escape e Latitude. Ao anunciar planos de boicote ao último citado, o cantor/compositor irlandês CMAT declarou que o Barclays “investiu mais de £100 milhões na General Dynamics, que fornece sistemas de armas para os caças que estão sendo usados por Israel para bombardear Gaza”.
O Pest Control foi o primeiro dos quatro grupos a se pronunciar nas redes sociais. Eles declararam:
“Tomamos a decisão de cancelar nosso show no Download esta semana (quarta-feira, 12 de junho + domingo, 16 de junho). Isso se deve à nossa participação no boicote contra o Barclays, que é o parceiro de pagamento e patrocinador do festival. O banco supervisiona bilhões de dólares em investimentos e empréstimos para empresas cujas armas e tecnologia são usadas no ataque de Israel contra o povo palestino. Não participaremos de um evento cujo patrocinador lucra facilitando um genocídio.
Pedimos desculpas a todos que estavam ansiosos para nos ver tocar. Isso é algo que estávamos esperando há quase um ano e foi um grande marco para nós. No entanto, não podemos sacrificar os princípios defendidos por esta banda e pela cena da qual viemos e representamos, apenas para ganho pessoal.”
O Scowl, por sua vez, escreveu:
“Não tocaremos no Download Fest este ano devido ao patrocínio do Barclays Bank no evento e à conexão do Barclays com Israel e o genocídio que Israel está cometendo na Palestina. Palestina livre!”
Speed e Zulu acompanharam e prometem um show em local alternativo durante a realização do festival.
Confira o pôster oficial do evento.
Conflito na Faixa de Gaza
A guerra entre Israel e o Hamas já dura mais de 8 meses. O conflito vem causando polêmica em todo o planeta por conta da postura do país, que vem atacando civis sem escrúpulos. Com isso, se calcula que mais de 30 mil palestinos já tenham sido assassinados. O número de baixas entre israelenses, de acordo com o governo local, é de 1.500 pessoas.
Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Twitter | TikTok | Facebook | YouTube | Threads.