Em 1972, a banda Alice Cooper lançou o single “Elected”, uma versão retrabalhada para “Reflected”, do disco “Pretties for You” (1969). Ela entrou no álbum “Billion Dollar Babies”, seu mais bem-sucedido, no ano seguinte. Também serviu como trilha para uma fantasiosa campanha do vocalista, que carregava o nome do grupo, na corrida pela Casa Branca.
Desde então, o quinteto se desfez, mas o cantor segue honrando a tradição a cada quatro anos. Com o novo pleito presidencial estadunidense se aproximando, Vincent Furnier colocou novamente seu alter ego na disputa, através de um vídeo promocional com a canção como tema de fundo.
Na produção, ele diz:
“Sou Alice Cooper e sou um homem problemático para tempos difíceis. Não tenho a mínima ideia do que fazer, então devo me encaixar perfeitamente.”
O site oficial AliceForPresident.com também foi lançado para engajar o manifesto do Wild Party (Partido Selvagem, lembrado que “party” também significa “festa” em português). Novos lançamentos devem acontecer nas próximas semanas.
Alice Cooper para presidente
Apesar de ser declaradamente um republicano, Alice Cooper já declarou que não mistura suas opiniões políticas com o trabalho artístico. Em 2018, ele disse ao The Guardian, conforme o Blabbermouth:
“Não gosto de misturar política e rock ‘n’ roll. Não vejo Bono, Sting e Bruce Springsteen como políticos. Vejo-os como humanitários. Contribuirei com qualquer ação humanitária, ajudando pessoas que não conseguem se ajudar. Mas quando músicos dizem às pessoas em quem votar, acho que isso é abuso de poder. Você está dizendo aos seus fãs para não pensarem por si mesmos, apenas para pensarem como você. Rock ‘n’ roll é sobre liberdade — e isso não é liberdade.”
O artista ainda deixou claro que não se interessa realmente em ler sobre o assunto. E ainda incluiu os colegas de profissão.
“Confie em mim, nós não lemos revistas que você não lê. Ninguém nos liga e nos dá informações privilegiadas sobre política. Sabemos menos do que você. Se eu assisto TV, é ‘Family Guy’. O rock ‘n’ roll foi criado para ir o mais longe possível da política. Quando minha mãe e meu pai conversavam sobre em quem votar, eu ia para o outro cômodo e colocava Beatles ou Rolling Stones. E ainda sou assim.”
Bruce Dickinson, Mr. Bean e “Elected”
Em 1992, ainda no Iron Maiden, Bruce Dickinson regravou “Elected” para uma campanha fictícia de Mr. Bean, personagem interpretado pelo comediante inglês Rowan Atkinson. À época, a Casa dos Comuns passava pelo pleito para eleger novos representantes do povo.
O cover permaneceu cinco semanas na parada local e teve renda revertida à Comic Relief, organização criada por humoristas que ajuda a combater a fome no Reino Unido e em países da Comunidade Britânica de Nações.
Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Twitter | TikTok | Facebook | YouTube | Threads.