Hoje, Paul Di’Anno faz 66 anos. O vocalista, que nasceu em 17 de maio de 1958, gravou os dois primeiros álbuns do Iron Maiden, saindo em 1981. Após isso, cantou em projetos como Gogmagog, Battlezone e Killers, entre outros, além da carreira solo.
Confira outros acontecimentos no mundo da música, especialmente no rock, em dias 17 de maio de outros anos:
-> Há 48 anos, em 17 de maio de 1976, o Rainbow lançava “Rising”, seu 2º disco de estúdio. Um dos trabalhos mais influentes da história do heavy metal, foi o primeiro da banda com o baixista Jimmy Bain, o baterista Cozy Powell e o tecladista Tony Carey.
-> Hoje, Josh Homme faz 51 anos. O vocalista e guitarrista do Queens of the Stone Age, que nasceu em 17 de maio de 1973, começou como integrante do Kyuss e passou ainda por vários outros projetos, como o Eagles of Death Metal, Them Crooked Vultures, entre outros.
-> Há 19 anos, em 17 de maio de 2005, o System of a Down lançava “Mezmerize”, seu 4º disco de estúdio. Gravado junto do sucessor “Hypnotize”, trouxe mais vocais do guitarrista Daron Malakian com Serj Tankian. As músicas “Question!” e “B.Y.O.B.” saíram como singles.
-> Há 11 anos, em 17 de maio de 2013, o Daft Punk lançava “Random Access Memories”, seu 4º disco de estúdio. Com menos sons eletrônicos, traz participações de Pharrell, Nile Rodgers, Julian Casablancas e mais. “Get Lucky” e “Lose Yourself to Dance” são os destaques.
-> Hoje, Trent Reznor faz 59 anos. O vocalista e multi-instrumentista, que nasceu em 17 de maio de 1965, foi o fundador do Nine Inch Nails e único a participar de todos os álbuns. Também desenvolveu trilhas sonoras em parceria com Atticus Ross, vencendo Oscar e Grammy.
-> Há 53 anos, em 17 de maio de 1971, Paul McCartney e Linda McCartney lançavam o disco colaborativo “Ram”. Com uma sonoridade mais experimental e inclinada ao indie pop, o álbum teve como singles as músicas “Uncle Albert”, “The Back Seat of My Car” e “Eat at Home”.
-> Há 2 anos, Vangelis nos deixava. O músico morreu em 17 de maio de 2022, aos 79 anos, de problemas cardíacos. Formou uma bem-sucedida parceria com Jon Anderson (Yes), além de ter feito trilhas sonoras para filmes como “Blade Runner” e “Antarctica”.
-> Hoje, Bill Bruford faz 75 anos. O baterista, que nasceu em 17 de maio de 1949, foi um dos membros fundadores do Yes, tocando ainda na década de 1970 com o King Crimson e como músico de turnê do Genesis, antes de formar sua banda solo.
-> Há 36 anos, em 17 de maio de 1988, o Judas Priest lançava “Ram it Down”, seu 11º disco de estúdio. Foi o último da banda com o baterista Dave Holland, que, pelo uso de bateria eletrônica, não toca em tantas faixas. Traz um cover de “Johnny B. Goode” (Chuck Berry).
-> Há 36 anos, em 17 de maio de 1988, o Vinnie Vincent Invasion lançava “All Systems Go”, seu 2º disco de estúdio. Foi o último da banda e único com o vocalista Mark Slaughter. “Love Kills” integra a trilha sonora do filme “A Hora do Pesadelo: O Mestre dos Sonhos”.
-> Hoje, Dave Abbruzzese faz 56 anos. O baterista, que nasceu em 17 de maio de 1968, integrou o Pearl Jam entre 1991 e 1994, tocando nos álbuns “Vs” e “Vitalogy”, além da gravação do “MTV Unplugged”. Também participou de projetos como o Green Romance Orchestra.
-> Há 44 anos, em 17 de maio de 1980, Joan Jett and the Blackhearts lançavam “Bad Reputation”, seu disco de estreia. Divulgado inicialmente como um álbum homônimo, traz dois dos maiores hits de Joan: a faixa-título e o cover “Do You Wanna Touch Me (Oh Yeah)”.
-> Há 11 anos, em 17 de maio de 2013, Beth Hart e Joe Bonamassa lançavam “Seesaw”, seu 2º disco de estúdio. A parceria investiu novamente em um álbum de covers, com versões para hits de Ike & Tina Turner, Louis Armstrong, Etta James, Aretha Franklin e outros.
-> Há 51 anos, em 17 de maio de 1973, o Bachman-Turner Overdrive lançava “Bachman-Turner Overdrive”, seu disco de estreia. O álbum só foi reconhecido nos anos seguintes, sem muito sucesso na época de sua divulgação. “Gimme Your Money” e “Blue Collar” foram os singles.
-> Há 25 anos, em 17 de maio de 1999, The Flaming Lips lançou “The Soft Bulletin”, seu 9º disco de estúdio. Traz um som mais trabalhado e diferente do rock alternativo mais simples de antes. “Race for the Prize” e “Waitin’ for a Superman” saíram como singles.
-> Há 25 anos, em 17 de maio de 1999, o Evergrey lançava “Solitude, Dominance, Tragedy”, seu 2º disco de estúdio. Produzido por Andy LaRocque, guitarrista do King Diamond, marcou a despedida do baixista Daniel Nojd e do guitarrista Dan Bronell.
Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Twitter | TikTok | Facebook | YouTube | Threads.