O Dream Theater anunciou três shows no Brasil para dezembro deste ano. As apresentações fazem parte da turnê que celebra os 40 anos de banda, a “40th Anniversary Tour 2024-2025”.
A excursão é a primeira desde o retorno de Mike Portnoy à formação. O baterista e membro fundador estava fora desde 2010, sendo substituído até o ano passado por Mike Mangini.
Confira abaixo as datas e os locais dos shows.
- 13/12/2024 – Rio de Janeiro – Vivo Rio
- 15/12/2024 – São Paulo – Vibra São Paulo
- 16/12/2024 – Curitiba – Live Curitiba
Ingressos para São Paulo e Curitiba começam a ser vendidos nesta quinta-feira (16), às 10h. No Rio de Janeiro, inicia no sábado (18), mesmo horário. O site para compras é Clube do Ingresso. Os valores ainda não foram divulgados.
A etapa brasileira da turnê, realização da produtora Liberation MC, é a primeira parte das datas de um giro sul-americano. Outras datas no continente devem ser anunciadas em breve.
Em nota, o grupo completo por James LaBrie (voz), John Petrucci (guitarra), John Myung (baixo) e Jordan Rudess (teclados) destaca que o formato da apresentação é o “An Evening with Dream Theater”, com repertório de aproximadamente 3 horas incluindo clássicos e músicas favoritas dos fãs. O texto promocional diz:
“Esta turnê será incrivelmente especial para todos nós! Cada show certamente será repleto de expectativa e uma variedade de emoções. Mal podemos esperar para subirmos ao palco juntos mais uma vez e começarmos esta celebração histórica de 40 anos com todos neste outono. Este é apenas o começo, e teremos muitas outras notícias empolgantes do Dream Theater para compartilharmos nos próximos meses.”
A volta de Mike Portnoy
O Dream Theater anunciou em outubro passado o retorno de Mike Portnoy, após 13 anos fora. Um comunicado divulgado à imprensa e também compartilhado nas redes sociais trouxe declarações dos músicos envolvidos na situação — incluindo de Mike Mangini, agora ex-integrante do grupo.
Conversando com o canal Drumeo, o membro fundador explicou como ocorreu sua volta ao grupo. Em suas palavras, após uma reaproximação gradual, retomou o contato coletivo em 2022 e foi como se o tempo não tivesse passado.
“Voltei a trabalhar com John (Petrucci, guitarrista) em sua carreira solo. Depois, nos reunimos com Jordan (Rudess, tecladista) para mais um álbum do Liquid Tension Experiment. Parecia que tudo estava começando a se encaixar no nível pessoal e depois no musical também.”
Havia, por fim, uma última rusga a ser sanada: com o vocalista. Ele continuou:
“Acho que a peça final foi eu me reconectar com James LaBrie, porque não nos falávamos há mais de uma década. Fui ver o show em Nova York em 2022 e foi a primeira vez que nos encontramos em mais de uma década. Cinco segundos depois de nos vermos foi enorme, estávamos aos beijos. Foi como se qualquer drama e besteira que aconteceu durante todos esses anos de separação, simplesmente desaparecesse imediatamente.”
O futuro do Dream Theater
Além da “40th Anniversary Tour 2024-25”, que começa na Europa em outubro e deve se estender até o final de 2025 o Dream Theater segue em estúdio trabalhando em um novo álbum, o primeiro com Mike Portnoy desde “Black Clouds & Silver Linings” (2009). Recentes atualizações indicam que o processo de composição e partes da gravação já foram finalizados.
Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Twitter | TikTok | Facebook | YouTube | Threads.