A família do músico e compositor americano Mark Spiro confirmou seu falecimento aos 67 anos no último dia 28 de março – um após seu aniversário. O artista enfrentava um câncer de origem não especificada desde o segundo semestre de 2023. Era a segunda vez que lidava com a doença.
Nascido em Seattle, se mudou para Los Angeles no final dos anos 1970. Lá, conheceu o produtor alemão Jack White – não confundir com o homônimo mais famoso – e passou a ser um colaborador oficial, o que o levou a ter uma carreira na Europa antes de ser conhecido no próprio país.
Poucos anos depois, voltou para casa e passou a lançar discos solo paralelamente a colaborar com uma série de músicos. Entre os sucessos que assinou estão:
- Julian Lennon – “Saltwater”
- Bad English – “Forget Me Not”, “Heaven Is a 4 Letter Word”, “Straight to Your Heart”, “Pray for Rain” e “Life at the Top”
- John Waite – “In Dreams” e “How Did I Get By Without You”
- Giant – “I’ll See You in my Dreams”
- Heart – “Cruel Tears”
- Cheap Trick – “Mighty Wings” e “Ride the Pony”
- REO Speedwagon – “Half Way”
- Mr. Big – “Ain’t Seen Love Like That” e “Not One Night”
- Kansas – “One Man, One Heart”
Homenagem de Julian Lennon
Em suas redes sociais, o filho de John Lennon prestou homenagem. Julian foi um dos parceiros de Mark em seu último álbum, “Traveling Cowboys”. O trabalho foi lançado pela Frontiers Music em 2021.
Mark Spiro, Cheap Trick e “Street Fighter II”
Como curiosidade, uma das músicas assinadas por Mark Spiro acabou fazendo sucesso entre gamers de forma indireta. “Mighty Wings”, gravada pelo Cheap Trick para a trilha do filme “Top Gun” (1986), serviu como inspiração para o tema do cenário do personagem Ken no jogo “Street Fighter II – The World Warrior” (1991) e suas reedições.
A adaptação foi feita pela instrumentista japonesa Yoko Shimomura. Até onde se sabe, não houve qualquer disputa nas barras judiciais em relação à autoria.
Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Twitter | Threads | Facebook | YouTube.