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A curiosa opinião de Billie Joe Armstrong sobre Axl Rose

Green Day foi responsável pelo discurso de indução do Guns N’ Roses ao Rock and Roll Hall of Fame – quando o vocalista dos homenageados não compareceu

Em 14 de abril de 2012, o Guns N’ Roses foi introduzido ao Rock and Roll Hall of Fame. Poucos dias antes da cerimônia, Axl Rose anunciou que não compareceria. Coube a Slash e Duff McKagan, à época ainda rompidos com o vocalista, representarem o grupo junto dos bateristas Steven Adler e Matt Sorum. O guitarrista Izzy Stradlin, outro homenageado, também não foi.

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O Green Day foi escolhido para o discurso de indução. A escolha causou polêmica junto aos hard rockers inveterados. Afinal de contas, os líderes do movimento pop punk não apenas seguiam outra vertente do rock, como foram responsáveis por dar prosseguimento ao “assassinato” dos headbangers junto com o grunge – algo que, como sabemos, é muito mais um discurso do que uma realidade.

De qualquer modo, ao mencionar os integrantes da banda celebrada, o vocalista Billie Joe Armstrong deixou Axl por último. Quando começou a mencioná-lo, a plateia vaiou a ausência.

Foi o suficiente para o músico reagir, conforme resgate do Far Out Magazine. Ele disse:

“Não, calem suas malditas bocas, calem-se, calem-se! Este cara é um p*ta de um vocalista. Ele é um dos melhores vocalistas que pode pegar em um microfone. Suas letras são de coração, apaixonantes, agressivas e dizem a verdade, custe o que custar. Seu alcance vocal vai desde um sussurro até à potência, você grita como um assassino sanguinário.”

Dirigindo-se diretamente a Rose, Billie complementou:

“Você é muito louco. Ei, a maioria dos vocalistas são loucos – eu posso confirmar isso. Mas você sabe, estar em uma banda, é uma coisa muito complexa. Você passa por eras e capítulos em sua vida.”

Billie Joe Armstrong sobre o Guns N’ Roses

Este foi o depoimento de Billie Joe Armstrong, conforme transcrição na íntegra do Whiplash:

“Meu nome é Billie Joe, estes são Mike e Tré Cool e estamos aqui para introduzir o Guns N’ Roses para o Rock and Roll Hall of Fame.

A primeira vez que vi o Guns N ‘Roses na MTV eu pensei que um desses caras podia acabar preso ou morto.

O riff de abertura de ‘Welcome To The Jungle’ é uma viagem decrescente ao submundo de Los Angeles. Não falava sobre festas, glamour ou baladas. Retratava o submundo de desajustados, viciados em drogas, paranoia, violência, sexo, amor, raiva e as quebradas de Hollywood.

Era como ar para meus pulmões! Nem preciso mencionar que eu comprei o disco. ‘Appetite for Destruction’ é o melhor álbum de estreia na história do rock and roll. Você pode citar alguns outros, se quiser, mas nesta noite o Guns N’ Roses é o dono da coroa, com certeza.

Cada canção bate forte em todos os níveis emocionais. Ele leva você a uma viagem através do submundo de Los Angeles em uma sequência brutal: ‘Welcome To The Jungle’, ‘It’s So Easy’, ‘Nighttrain’, ‘Out To Get Me’, ‘Mr. Brownstone’, ‘Paradise City’, ‘My Michelle’, ‘Think About You’, ‘Sweet Child O’ Mine’, ‘You’re Crazy’, ‘Anything Goes’ e ‘Rocket Queen’.

Tocavam em verdadeiros buracos, escreviam suas canções em caixas de pizza e guardanapos de bar, à procura de uma bebida e um lugar para dormir, e eles fizeram isso pelo amor ao rock ‘n’ roll. A única coisa que os distinguiam de todos os outros era a coragem, o coração e a alma. E o mais importante, eles mostraram a verdade e pintaram um retrato do mundo louco em que viviam.

Eu odiava baladinhas. Eu odiava os hinos das corridas no jóquei. Como um jovem músico, eu ansiava por algo mais – ‘Appetite for Destruction’ me ofereceu tudo isso. Em última análise, eles se tornaram a maior e melhor banda de rock ‘n’ roll e estavam lançando um álbum.

Depois disso, eles lançaram o ‘GN’R Lies’- metade do álbum ao vivo e metade um registro acústico. A maioria das pessoas acham que discos acústicos mostram o lado mais sensível de um músico de rock.

(Risos) Não é sensível. Mas este disco fez deles bandidos e nunca os deixaram em desvantagem, nem por um segundo. (Platéia grita: ‘Eu costumava amá-la!’). (Billie Joe responde)… Mas eu tive que matá-la!.

A canção ‘Patience’ é uma balada sobre o amor eterno e sobre a ansiedade, como se o personagem estivesse tentando falar no topo de um edifício de 20 andares. Tem também o humor de ‘I Used To Love Her But…’, (A plateia responde em coro ‘Eu tinha que matá-la!’)

Será que é uma música bem-humorada? Como costumam dizer, toda piada tem a sua verdade.

E ‘One In A Million’, é jogar m*rda no ventilador. Ela basicamente conta a história de um garoto da fazenda ignorante que se mudou para uma cidade desconhecida diversificada e isso é tudo o que eu vou dizer sobre ela.

E então eles lançam não um, mas dois álbuns. ‘Use Your Illusion I’ e ‘Use Your Illusion II’.

Os novos álbuns do GN’R fizeram com que os fãs quebrassem as lojas de discos, literalmente, para ouvir o que o Guns tinha preparado. Esses registros continham uma ampla gama de hinos do rock – ‘Right Next Door To Hell’, ‘You Could Be Mine’, baladas de piano de cauda, como ‘November Rain’ e ‘Don’t Cry’, em seguida, o ouvinte ficava viajando e talvez só um serial killer poderia entender.

Essa era a banda que voou alto, tocando em arenas e estádios, vídeos compridos e maravilhosos, clamor, colapsos, controvérsias e tocando em países que nem Duff consegue se lembrar que já estiveram um dia – todos os ingredientes de uma grande banda de rock and roll.

Steven Adler, a sua bateria em ‘Appetite’ era perfeito. Era uma combinação perfeita entre tocar hard rock acrescentando mais groove. Um cara incrível, ótimo.

Matt Sorum. Você assumiu sem problemas e você trouxe (Armstrong faz uma pausa)…… o que você trouxe? Você trouxe uma nova dinâmica e poder, e seu primeiro show foi no Rock in Rio… bem-vindo à banda!

Dizzy Reed, você é um tecladista meio termo – continue com o bom trabalho. (Armstrong levanta os polegares para cima, possivelmente em tom sarcástico).

Duff McKagan. O garoto punk rock de Seattle. Você é como o Johnny Thunders do baixo. A linha de baixo em ‘Sweet Child O’ Mine’ é tão boa, você pode cantar junto com ela. E você tem uma família grande por aqui, todos orgulhosos.

Izzy Stradlin. Onde quer que esteja, espero que você esteja me ouvindo agora. Você provavelmente deve estar dirigindo uma kombi por todo o Egito agora. Você é como o Miles Davis do rock and roll. O jeito que você toca e acompanha Slash parece fácil. Você tem o encanto de Ronnie Wood, tenho que te dizer.

Gilby Clarke – Eu te amo, onde está você? (procurando por Clarke no meio da multidão).

Slash – enquanto todos os guitar geek´s de LA estavam na cola de Eddie Van Halen, você tomou uma abordagem totalmente diferente. Você preencheu a lacuna entre Eric Clapton, Jimmy Page e Joe Perry e você trouxe para sua própria época. Eu posso imediatamente identificar seus solos e riffs, porque você os encarna. Sua guitarra é uma extensão do seu coração e alma. Vê-lo sem uma guitarra e uma cartola é simplesmente estranho.

Você sabe que, originalmente, eles queriam que o Green Day tocasse as músicas do Guns N ‘Roses. Eu tenho um filho de 13 anos que está aprendendo a tocar guitarra no YouTube. Ele toca músicas dos Strokes e está ficando muito bom nisso. Eles nos pediram para tocar e eu pensei ‘eu posso aprender a tocar Paradise City no YouTube, sim, porque meu próprio filho faz isso’.

E havia um garoto de 12 anos no Youtube tocando ‘Paradise City’ – ele é um guitarrista melhor do que eu nunca serei e eu apenas pensei: ‘Gente, não vamos tocar… não há nenhuma maneira de fazer justiça – é impossível’.

Obrigado por me fazer ficar mal na frente do meu filho de 13 anos, Slash! E vamos ver, quem está faltando? (O público começa a vaiar, presumivelmente em resposta à ausência de Axl Rose).

Não, calem suas malditas bocas, calem-se, calem-se! Este cara é um p*ta de um vocalista. Ele é um dos melhores vocalistas que pode pegar em um microfone. Suas letras são de coração, apaixonantes, agressivas e dizem a verdade, custe o que custar.

Seu alcance vocal vai desde um sussurro até à potência, você grita como um assassino sanguinário. Você é muito louco. Ei, a maioria dos vocalistas são loucos – eu posso confirmar isso. Mas você sabe, estar em uma banda, é uma coisa muito complexa. Você passa por eras e capítulos em sua vida.

A maioria das pessoas não passam por tais épocas ou capítulos. Elas apenas sentam e assistem TV e fazem as mesmas coisas todos os dias. Mas estar em uma banda, suas épocas e seus capítulos são os seus álbuns. Esse é o seu ofício. Você pode citar o tempo de sua vida e inventar uma frase.

Essa é uma época de sua própria vida. Você fala sobre onde você estava quando escreveu essa música, você fala sobre onde você a gravou. Você fala sobre a primeira vez em que você tocou. Esta é a sua vida. Esta é a nossa vida. Isso é o que fazemos.

Mas, às vezes, você tem que olhar para trás, para os capítulos antigos se quiser avançar. E a razão pela qual você tem que olhar para trás, é para saber de onde você veio.

Senhoras e Senhores, Guns N’ Roses!”

Billie Joe ainda participou da versão de “Mr. Brownstone” tocada na parte musical, que ainda contou com “Sweet Child O’ Mine” e “Paradise City”. O guitarrista Gilby Clarke e o vocalista Myles Kennedy (Alter Bridge, Slash feat. Myles Kennedy & the Conspirators) também participaram do pocket show.

A participação de Armstrong não fez parte da transmissão oficial, mas pode ser conferida em filmagem clicando aqui.

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João Renato Alves
João Renato Alveshttps://twitter.com/vandohalen
João Renato Alves é jornalista, 40 anos, graduado pela Universidade de Cruz Alta (RS) e pós-graduado em Comunicação e Mídias Digitais. Colabora com o Whiplash desde 2002 e administra as páginas da Van do Halen desde 2009. Começou a ouvir Rock na primeira metade dos anos 1990 e nunca mais parou.

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Green Day foi responsável pelo discurso de indução do Guns N’ Roses ao Rock and Roll Hall of Fame – quando o vocalista dos homenageados não compareceu

Em 14 de abril de 2012, o Guns N’ Roses foi introduzido ao Rock and Roll Hall of Fame. Poucos dias antes da cerimônia, Axl Rose anunciou que não compareceria. Coube a Slash e Duff McKagan, à época ainda rompidos com o vocalista, representarem o grupo junto dos bateristas Steven Adler e Matt Sorum. O guitarrista Izzy Stradlin, outro homenageado, também não foi.

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O Green Day foi escolhido para o discurso de indução. A escolha causou polêmica junto aos hard rockers inveterados. Afinal de contas, os líderes do movimento pop punk não apenas seguiam outra vertente do rock, como foram responsáveis por dar prosseguimento ao “assassinato” dos headbangers junto com o grunge – algo que, como sabemos, é muito mais um discurso do que uma realidade.

De qualquer modo, ao mencionar os integrantes da banda celebrada, o vocalista Billie Joe Armstrong deixou Axl por último. Quando começou a mencioná-lo, a plateia vaiou a ausência.

Foi o suficiente para o músico reagir, conforme resgate do Far Out Magazine. Ele disse:

“Não, calem suas malditas bocas, calem-se, calem-se! Este cara é um p*ta de um vocalista. Ele é um dos melhores vocalistas que pode pegar em um microfone. Suas letras são de coração, apaixonantes, agressivas e dizem a verdade, custe o que custar. Seu alcance vocal vai desde um sussurro até à potência, você grita como um assassino sanguinário.”

Dirigindo-se diretamente a Rose, Billie complementou:

“Você é muito louco. Ei, a maioria dos vocalistas são loucos – eu posso confirmar isso. Mas você sabe, estar em uma banda, é uma coisa muito complexa. Você passa por eras e capítulos em sua vida.”

Billie Joe Armstrong sobre o Guns N’ Roses

Este foi o depoimento de Billie Joe Armstrong, conforme transcrição na íntegra do Whiplash:

“Meu nome é Billie Joe, estes são Mike e Tré Cool e estamos aqui para introduzir o Guns N’ Roses para o Rock and Roll Hall of Fame.

A primeira vez que vi o Guns N ‘Roses na MTV eu pensei que um desses caras podia acabar preso ou morto.

O riff de abertura de ‘Welcome To The Jungle’ é uma viagem decrescente ao submundo de Los Angeles. Não falava sobre festas, glamour ou baladas. Retratava o submundo de desajustados, viciados em drogas, paranoia, violência, sexo, amor, raiva e as quebradas de Hollywood.

Era como ar para meus pulmões! Nem preciso mencionar que eu comprei o disco. ‘Appetite for Destruction’ é o melhor álbum de estreia na história do rock and roll. Você pode citar alguns outros, se quiser, mas nesta noite o Guns N’ Roses é o dono da coroa, com certeza.

Cada canção bate forte em todos os níveis emocionais. Ele leva você a uma viagem através do submundo de Los Angeles em uma sequência brutal: ‘Welcome To The Jungle’, ‘It’s So Easy’, ‘Nighttrain’, ‘Out To Get Me’, ‘Mr. Brownstone’, ‘Paradise City’, ‘My Michelle’, ‘Think About You’, ‘Sweet Child O’ Mine’, ‘You’re Crazy’, ‘Anything Goes’ e ‘Rocket Queen’.

Tocavam em verdadeiros buracos, escreviam suas canções em caixas de pizza e guardanapos de bar, à procura de uma bebida e um lugar para dormir, e eles fizeram isso pelo amor ao rock ‘n’ roll. A única coisa que os distinguiam de todos os outros era a coragem, o coração e a alma. E o mais importante, eles mostraram a verdade e pintaram um retrato do mundo louco em que viviam.

Eu odiava baladinhas. Eu odiava os hinos das corridas no jóquei. Como um jovem músico, eu ansiava por algo mais – ‘Appetite for Destruction’ me ofereceu tudo isso. Em última análise, eles se tornaram a maior e melhor banda de rock ‘n’ roll e estavam lançando um álbum.

Depois disso, eles lançaram o ‘GN’R Lies’- metade do álbum ao vivo e metade um registro acústico. A maioria das pessoas acham que discos acústicos mostram o lado mais sensível de um músico de rock.

(Risos) Não é sensível. Mas este disco fez deles bandidos e nunca os deixaram em desvantagem, nem por um segundo. (Platéia grita: ‘Eu costumava amá-la!’). (Billie Joe responde)… Mas eu tive que matá-la!.

A canção ‘Patience’ é uma balada sobre o amor eterno e sobre a ansiedade, como se o personagem estivesse tentando falar no topo de um edifício de 20 andares. Tem também o humor de ‘I Used To Love Her But…’, (A plateia responde em coro ‘Eu tinha que matá-la!’)

Será que é uma música bem-humorada? Como costumam dizer, toda piada tem a sua verdade.

E ‘One In A Million’, é jogar m*rda no ventilador. Ela basicamente conta a história de um garoto da fazenda ignorante que se mudou para uma cidade desconhecida diversificada e isso é tudo o que eu vou dizer sobre ela.

E então eles lançam não um, mas dois álbuns. ‘Use Your Illusion I’ e ‘Use Your Illusion II’.

Os novos álbuns do GN’R fizeram com que os fãs quebrassem as lojas de discos, literalmente, para ouvir o que o Guns tinha preparado. Esses registros continham uma ampla gama de hinos do rock – ‘Right Next Door To Hell’, ‘You Could Be Mine’, baladas de piano de cauda, como ‘November Rain’ e ‘Don’t Cry’, em seguida, o ouvinte ficava viajando e talvez só um serial killer poderia entender.

Essa era a banda que voou alto, tocando em arenas e estádios, vídeos compridos e maravilhosos, clamor, colapsos, controvérsias e tocando em países que nem Duff consegue se lembrar que já estiveram um dia – todos os ingredientes de uma grande banda de rock and roll.

Steven Adler, a sua bateria em ‘Appetite’ era perfeito. Era uma combinação perfeita entre tocar hard rock acrescentando mais groove. Um cara incrível, ótimo.

Matt Sorum. Você assumiu sem problemas e você trouxe (Armstrong faz uma pausa)…… o que você trouxe? Você trouxe uma nova dinâmica e poder, e seu primeiro show foi no Rock in Rio… bem-vindo à banda!

Dizzy Reed, você é um tecladista meio termo – continue com o bom trabalho. (Armstrong levanta os polegares para cima, possivelmente em tom sarcástico).

Duff McKagan. O garoto punk rock de Seattle. Você é como o Johnny Thunders do baixo. A linha de baixo em ‘Sweet Child O’ Mine’ é tão boa, você pode cantar junto com ela. E você tem uma família grande por aqui, todos orgulhosos.

Izzy Stradlin. Onde quer que esteja, espero que você esteja me ouvindo agora. Você provavelmente deve estar dirigindo uma kombi por todo o Egito agora. Você é como o Miles Davis do rock and roll. O jeito que você toca e acompanha Slash parece fácil. Você tem o encanto de Ronnie Wood, tenho que te dizer.

Gilby Clarke – Eu te amo, onde está você? (procurando por Clarke no meio da multidão).

Slash – enquanto todos os guitar geek´s de LA estavam na cola de Eddie Van Halen, você tomou uma abordagem totalmente diferente. Você preencheu a lacuna entre Eric Clapton, Jimmy Page e Joe Perry e você trouxe para sua própria época. Eu posso imediatamente identificar seus solos e riffs, porque você os encarna. Sua guitarra é uma extensão do seu coração e alma. Vê-lo sem uma guitarra e uma cartola é simplesmente estranho.

Você sabe que, originalmente, eles queriam que o Green Day tocasse as músicas do Guns N ‘Roses. Eu tenho um filho de 13 anos que está aprendendo a tocar guitarra no YouTube. Ele toca músicas dos Strokes e está ficando muito bom nisso. Eles nos pediram para tocar e eu pensei ‘eu posso aprender a tocar Paradise City no YouTube, sim, porque meu próprio filho faz isso’.

E havia um garoto de 12 anos no Youtube tocando ‘Paradise City’ – ele é um guitarrista melhor do que eu nunca serei e eu apenas pensei: ‘Gente, não vamos tocar… não há nenhuma maneira de fazer justiça – é impossível’.

Obrigado por me fazer ficar mal na frente do meu filho de 13 anos, Slash! E vamos ver, quem está faltando? (O público começa a vaiar, presumivelmente em resposta à ausência de Axl Rose).

Não, calem suas malditas bocas, calem-se, calem-se! Este cara é um p*ta de um vocalista. Ele é um dos melhores vocalistas que pode pegar em um microfone. Suas letras são de coração, apaixonantes, agressivas e dizem a verdade, custe o que custar.

Seu alcance vocal vai desde um sussurro até à potência, você grita como um assassino sanguinário. Você é muito louco. Ei, a maioria dos vocalistas são loucos – eu posso confirmar isso. Mas você sabe, estar em uma banda, é uma coisa muito complexa. Você passa por eras e capítulos em sua vida.

A maioria das pessoas não passam por tais épocas ou capítulos. Elas apenas sentam e assistem TV e fazem as mesmas coisas todos os dias. Mas estar em uma banda, suas épocas e seus capítulos são os seus álbuns. Esse é o seu ofício. Você pode citar o tempo de sua vida e inventar uma frase.

Essa é uma época de sua própria vida. Você fala sobre onde você estava quando escreveu essa música, você fala sobre onde você a gravou. Você fala sobre a primeira vez em que você tocou. Esta é a sua vida. Esta é a nossa vida. Isso é o que fazemos.

Mas, às vezes, você tem que olhar para trás, para os capítulos antigos se quiser avançar. E a razão pela qual você tem que olhar para trás, é para saber de onde você veio.

Senhoras e Senhores, Guns N’ Roses!”

Billie Joe ainda participou da versão de “Mr. Brownstone” tocada na parte musical, que ainda contou com “Sweet Child O’ Mine” e “Paradise City”. O guitarrista Gilby Clarke e o vocalista Myles Kennedy (Alter Bridge, Slash feat. Myles Kennedy & the Conspirators) também participaram do pocket show.

A participação de Armstrong não fez parte da transmissão oficial, mas pode ser conferida em filmagem clicando aqui.

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João Renato Alves é jornalista, 40 anos, graduado pela Universidade de Cruz Alta (RS) e pós-graduado em Comunicação e Mídias Digitais. Colabora com o Whiplash desde 2002 e administra as páginas da Van do Halen desde 2009. Começou a ouvir Rock na primeira metade dos anos 1990 e nunca mais parou.

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