Escolher o disco preferido dos Beatles costuma causar discussões bastante divisivas. Compreensível, já que a banda criou várias obras dignas do posto em menos de uma década como atração de estúdio. Serj Tankian possui sua escolha.
Intimado pela revista Spin, no ano de 2003, o vocalista do System of a Down elencou uma explicação embasada ao falar sobre “Revolver” (1966). O cantor também confessou ter demorado a absorver a genialidade dos filhos mais importantes de Liverpool.
Ele disse:
“Sou um grande fã dos Beatles, mas só comecei a gostar deles quando adulto. Aos 20 anos, eu os ouvia como um louco e acabei comprando todos os álbuns. Percebi que tinha ouvido todas as músicas quando criança, mas nunca soube que eram deles. Musicalmente, os Beatles são tão universais quanto a música pode ser. ‘Revolver’ foi onde eles começaram a se transformar em algo completamente único. Mas eu amo todos os discos – ‘Sgt. Pepper’s Lonely Hearts Club Band’, ‘Let It Be’, ‘The White Album’, tudo. ‘Revolver’ é um bom lugar para começar porque é uma boa ponte entre os primeiros e os últimos discos deles.”
Beatles e “Revolver”
Sétimo trabalho de estúdio dos Beatles, “Revolver” foi o último lançado pela banda antes de encerrar suas atividades como atração de palcos. Mostrava um quarteto cada vez mais experimental em sua sonoridade. Liricamente, também se aprofundava em reflexões sobre temas como a morte e o materialismo.
Também é o primeiro a contar com um número mais considerável de composições de George Harrison. Foram três: “Taxman”, “Love You To” e “I Want To Tell You”. As sessões ainda renderam o single “Paperback Writer/Rain”, músicas que não entraram no tracklist original.
Vendeu mais de 5 milhões de cópias só nos Estados Unidos, onde chegou ao primeiro lugar, assim como Reino Unido, Alemanha e Austrália, entre outros.
Sobre Serj Tankian
Nascido em Beirute, Líbano, Serj Tankian é neto de quatro sobreviventes do Genocídio Armênio, ocorrido entre 1915 e 1917. Mudou-se para os Estados Unidos com os pais aos 7 anos de idade.
Sua primeira banda profissional foi o Soil, que também contava com o guitarrista Daron Malakian. Shavo Odadjian era o manager e passou a tocar guitarra base com o passar do tempo.
Após o fim do grupo, o trio permaneceu junto e deu início ao System of a Down. Com quase 30 anos de carreira, o grupo vendeu mais de 12 milhões de cópias dos seus 5 álbuns de estúdio.
Possui uma carreira solo com discos que variam da música popular ao clássico, além de projetos colaborativos com nomes como Jimmy Urine, Buckethead, Arto Tunçboyacıyan, Tom Morello e Mike Patton.
É um ativista dos direitos humanos, tendo como base de suas plataformas o reconhecimento de genocídios e injustiças sociais. Também luta por causas ambientais, melhoras no sistema prisional e os direitos dos músicos na indústria artística.
Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Twitter | Threads | Facebook | YouTube.