Em 2008 a Rolling Stone publicou um ranking com os 100 melhores cantores de todos os tempos de acordo com uma lista elaborada por músicos, imprensa e outras figuras notáveis da indústria musical. Alguns dos participantes também ganharam o direito de ter seus rankings publicados de forma individual.
Entre eles estava James Hetfield. O vocalista e guitarrista do Metallica deu ênfase ao estilo que dá nome à banda, mas também reservou espaço para o hard rock, grunge, punk, prog e até mesmo o folk.
Porém, na hora de eleger o número 1, não deu para fugir do lado heavy da força. A preferência absoluta foi por Ronnie James Dio. Anos mais tarde, Papa Het falou sobre o saudoso colega ao Music Radar, em resgate do Far Out Magazine:
“Um dia perguntei o que Ronnie fazia para manter a voz sempre em forma. Sua resposta foi: ‘Bem, só tomo uma taça de vinho, subo no palco e canto’. Okay, certo! Mas não acho que estava me enganando. Ele era um cantor natural, tinha um alcance poderoso em todo o seu percurso. E continua a me desafiar, o que é ótimo.”
Em 2014, o Metallica contribuiu com o álbum tributo “This is Your Life” gravando a faixa “Ronnie Rising Medley”, reunindo trechos de músicas do álbum “Rising” (1976), do Rainbow, além de “Kill the King”, original do ao vivo “On Stage” (1977) e posteriormente também registrada em “Long Live Rock ‘n’ Roll” (1978). No material promocional, Hetfield declarou:
“Todos nós temos nossos mentores e precisamos deles, ou pelo menos eu preciso. Alguém que eu admire, para tentar perseguir ou aprender.”
Os 20 vocalistas preferidos de James Hetfield
A título de curiosidade, a lista completa elaborada por James contava com os seguintes nomes:
- Ronnie James Dio (Rainbow, Black Sabbath, Dio)
- Layne Staley (Alice in Chains)
- Rob Halford (Judas Priest, Fight, 2wo)
- Chris Cornell (Soundgarden, Audioslave)
- Bon Scott (AC/DC)
- Paul Di’Anno (Iron Maiden, Killers, Battlezone)
- Lemmy Kilmister (Motörhead)
- Glenn Danzig (Danzig, Misfits, Samhain)
- Ozzy Osbourne (Black Sabbath)
- Robert Plant (Led Zeppelin)
- Steven Tyler (Aerosmith)
- Ronnie Van Zant (Lynyrd Skynyrd)
- Freddie Mercury (Queen)
- Sean Harris (Diamond Head)
- Johnny Cash
- John Bush (Armored Saint, Anthrax)
- Cal (Discharge)
- Lee Ving (Fear)
- Jaz Coleman (Killing Joke)
- Maynard James Keenan (Tool)
Sobre Ronnie James Dio
Nascido em Portsmouth, estado americano de New Hampshire, Ronald James Padavona começou a carreira musical em 1957 com o Vegas Kings. O primeiro trabalho de repercussão foi com o ELF, que chegou a abrir para o Deep Purple.
Após ser notado pelo guitarrista Ritchie Blackmore, integrou o Rainbow em seus primeiros discos. Foi convidado a se retirar quando não concordou com a guinada comercial do grupo.
A seguir, se juntou ao Black Sabbath, substituindo Ozzy Osbourne. Lançou três discos e se reuniu com a banda em 1992 – além de um retorno com o nome Heaven And Hell e mais um álbum.
Em 1983 lançou a banda que usou seu nome artístico. O primeiro trabalho, “Holy Diver”, é o mais vendido de toda sua carreira.
Morreu em 16 de maio de 2010, vitimado por um câncer estomacal.
Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Twitter | Threads | Facebook | YouTube.