Quarto single do álbum de estreia do Foo Fighters, “Big Me” representou um momento bastante peculiar. Não apenas a sonoridade da canção era bem mais pop que o habitual do disco em questão, como a banda resolveu fazer um videoclipe com humor beirando ao deboche, satirizando propagandas onde tudo dá certo quando um produto é consumido. A principal referência foi à marca de drops Mentos.
A repercussão do audiovisual foi positiva. No entanto, Dave Grohl e seus companheiros não conseguiram prever que isso encorajaria os fãs a jogarem balas neles durante as apresentações. Assim, não tiveram outra opção a não ser retirar a música do setlist por alguns anos.
O retorno aconteceu apenas quando o Weezer começou a fazer um cover dela durante seus shows, cerca de seis ou sete anos depois. Não à toa, muitas pessoas associavam a sonoridade da original ao grupo de Rivers Cuomo.
Em entrevista de 2006 ao TMZ, resgatada pelo Far Out Magazine, Grohl recordou:
“O Weezer a tocava todas as noites e realmente começamos a sentir falta dela. Então, quando a turnê anterior terminou, meio que colocamos de volta no setlist por conta própria. Havíamos parado de tocar por um tempo porque, honestamente, o som é como estar chapado. Essas pequenas coisas que nos jogavam são como pedrinhas — elas machucam.”
Foo Fighters, Weezer e Rock in Rio
Vale ainda destacar que, durante o show do Foo Fighters no Rock in Rio 2019, Dave Grohl voltou a mencionar o Weezer antes de tocar “Big Me” e dedicá-la aos amigos. O frontman confidenciou ao público que havia chorado nos bastidores com a versão que eles haviam feito horas antes no mesmo palco para “Lithium”, clássico do Nirvana.
Com expressão um pouco mais emocionada, Grohl relembrou brevemente da ocasião em que tocou, “há muito tempo”, no Brasil com o Nirvana. A banda se apresentou no festival Hollywood Rock, em 1993, e teve performance contestável, especialmente de Kurt Cobain.
Foo Fighters e “Big Me”
“Big Me” teve desempenho discreto nas paradas generalistas. Nos charts segmentados de rock, o destaque foi para o 1º lugar no Reino Unido, além do 5º no Canadá.
O videoclipe foi premiado no MTV Video Music Awards 1996, vencendo a categoria “Melhor Vídeo de Banda” – além de ter obtido outras quatro indicações.
Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Twitter | Threads | Facebook | YouTube.