Caixas de som ativadas por Bluetooth se tornaram uma verdadeira sensação nos últimos anos. Isso possibilitou que empresas explorassem diferentes configurações do produto, justamente com o intuito de atender vários tipos de demanda. A Edifier MP85, à venda por R$ 119 no site oficial, parece ser fruto disso.
Dá para dizer que esta caixinha Bluetooth é uma das menores do mercado. É quase um chaveiro, cabendo na palma da mão com suas dimensões de 5 cm (largura) x 6 cm (altura) x 2,5cm (profundidade). É este o seu diferencial, já que o conceito “portátil” foi levado ao extremo.
Felizmente, a qualidade não se compromete. Tendo um driver full-range de 1,5” (40mm) com potência total de 2,2W RMS, o produto conta com boa qualidade de som e potência considerável se considerada a sua proposta. Chega a um volume relativamente alto sem distorcer. E ainda oferece outros pontos positivos dignos de menção.
Visual e funcionalidade
A começar pela estética. A Edifier MP85 conta com um visual carismático (nas cores cinza/verde ou cinza/laranja) que remete a um miniamplificador de guitarra, com direito a “pezinhos” discretos que garantem sua estabilidade.
Há três botões, cada um deles compartilhando mais de uma função: “liga/desliga” (que também atua como play/pause), “mais” e “menos” (seja para volume ou para pular/retroceder alguma faixa). Acompanha ainda um cabo carregador USB-C e uma alça de transporte flexível que permite prendê-la em mochilas, cintos, fivelas e por aí vai.
Ainda que seja um produto simples, é possível manipulá-lo através do aplicativo Edifier Connect, que oferece alterar a equalização (com modos prontos “music”, “game” e “movie”), reproduzir 32 sons ambiente e acompanhar o consumo de bateria. A fabricante promete até 8 horas de funcionamento direto em volume moderado e carregamento completo em 1 hora — e os testes realizados confirmam isso.
Outro ponto interessante, embora técnico, é o uso de Bluetooth 5.3. A versão mais avançada garante uma conexão estável, com alcance aproximado de até 10 metros — algo também confirmado nos testes, desde que não haja paredes ou portas entre caixa de som e celular para atrapalhar o funcionamento.
Qualidade
O que mais surpreende, no entanto, é a qualidade de som. É preciso reforçar que o produto analisado é uma caixa de som do tamanho de um chaveiro — ou seja, não é o mais recomendado para embalar uma festinha com mais de 5 pessoas ou em um espaço amplo. Dito isso, a performance é acima do esperado.
O grande barato é que há fidelidade de áudio dentro do possível. O som não distorce nem no volume máximo. Os graves são um pouco fracos, mas não há decepção com os agudos e médios. A potência é similar à dos alto-falantes de um smartphone, talvez chegue a um volume um pouco mais alto, mas definitivamente com melhor definição.
Talvez o único ponto negativo da Edifier MP85 é não ter resistência contra água. Ao menos não há menção ao possível recurso. Um produto que se propõe a ser realmente portátil deve estar preparado para todo tipo de situação — incluindo as que envolvem água, seja uma chuva repentina, uma pequena confraternização na piscina ou uma “parceria inusitada” durante o banho.
Fora isso, é um ótimo produto ao que se propõe. Garante qualidade de som mesmo em um design compacto. Sabendo-se desde o início que sua utilização não é a mesma de uma caixa de som mais potente ou de fones de ouvido, vale o investimento.
*Para mais informações sobre a Edifier MP85, acesse o site da Edifier.
Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Twitter | Threads | Facebook | YouTube.