A despeito de preferências pessoais diferentes entre os fãs, não dá para negar que “Machine Head” (1972) é o álbum referencial da carreira do Deep Purple.
O sexto trabalho de estúdio do grupo chegou ao primeiro lugar nas paradas de sete países entre Europa e América do Norte, além de figurar no Top 10 de outros sete. Permaneceu 118 semanas na parada Billboard 200.
A faixa de encerramento, “Space Truckin’”, é uma das mais queridas entre os adeptos. Os 4 minutos e meio da versão de estúdio foram ampliados a quase 20 de loucura experimental no ao vivo “Made in Japan” (1973). Porém, nem todo mundo compactua com a preferência.
Um exemplo é Ritchie Blackmore. Em entrevista à revista americana Creem, em 1975, o guitarrista foi questionado se costumava ouvir os próprios discos. Conforme resgate do Rock and Roll Garage, ele respondeu:
“Eu nunca ouço todas essas coisas. Não sei se outros artistas entendem isso, mas não consigo ouvir muito do que toco. A não ser quando estou completamente bêbado em uma discoteca em algum lugar. Ouvirei e então direi: ‘Ah… está tudo bem.’”
Foi quando veio a menção ao clássico.
“Mas se alguém colocar em casa, vou ficar muito envergonhado. Porque estou tocando apenas um terço do que posso realmente fazer. Você nunca poderá se destacar, é simplesmente impossível. Eu ouço nossos discos e penso ‘Cristo. Isso é horrível.’ Coisas como ‘Space Truckin’… Outras vezes, ouço outra pessoa e digo ‘Bem, isso também é horrível’. Então, pelo menos o nosso é aceitável porque é melhor que a maioria.”
Deep Purple e “Space Truckin’”
Assinada pelos cinco integrantes do Deep Purple que gravaram “Machine Head” – Ritchie Blackmore, Ian Gillan, Jon Lord, Roger Glover e Ian Paice –, “Space Truckin’” teve seu riff do refrão inspirado no tema da série “Batman” (1966), composto por Neal Hefti.
Posteriormente, ganhou versões de artistas como Iron Maiden, Overkill e Ace Frehley (Kiss). Também apareceu em filmes como “Os Reis de Dogtown” (2005) e na série “Ash vs. Evil Dead” (2015-2018).
Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Twitter | Threads | Facebook | YouTube.
Bom dia
Apesar do eterno mau humor de RB é um rockao brabo.
Overkill fez uma versão top.
É a opinião dele , né ? pra mim sempre foi um rockão da porra , especialmente ao vivo .