O clipe mais tocado na história da MTV, segundo a revista Time

Resposta pode surpreender quem espera uma atração mais convencional do mercado pop contemporâneo

O impacto da MTV vai muito além da indústria do entretenimento. O canal lançado nos Estados Unidos em 1981 provocou uma verdadeira revolução social, rendendo até mesmo estudos antropológicos. Mesmo tendo abandonado quase que totalmente sua proposta inicial, a marca ainda é forte, especialmente onde teve suas origens.

A linguagem do videoclipe já existia em programas segmentados específicos. Porém, foi só com a chegada da emissora que ela se expandiu a ponto de virar um novo componente promocional obrigatório para qualquer artista.

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Mas qual teria sido a peça mais exibida pelo canal desde seu início? A revista Time buscou a resposta em 2011.

Considerando que hoje os clipes são peças raras na programação, é bem possível que a soma geral não tenha se alterado desde então. O “campeão” é nada menos que “Sledgehammer”, de Peter Gabriel. O número de execuções não foi revelado.

MTV Video Music Awards

Para se ter ideia, o primeiro single do álbum “So” (1986) arrematou nada menos que 9 astronautas de prata, o troféu do MTV Video Music Awards, em sua edição do ano posterior. A saber:

  • Vídeo do ano;
  • Melhor vídeo de um artista masculino;
  • Melhor vídeo conceitual;
  • Vídeo mais experimental;
  • Melhor desempenho geral;
  • Melhor direção;
  • Melhores efeitos visuais;
  • Melhor direção de arte;
  • Melhor edição.

Só perdeu na categoria Escolha da Audiência, arrematada por “With or Without You”, do U2.

Peter Gabriel e o clipe de “Sledgehammer”

O videoclipe foi encomendado por Tessa Watts da Virgin Records, dirigido por Stephen R. Johnson e produzido por Adam Whittaker. Aardman Animations e Brothers Quay forneceram o claymation (animação em massa de modelar), pixelização e animação stop motion que deram vida às imagens da música. Muitas dessas técnicas foram empregadas em videoclipes anteriores, como “Road to Nowhere”, do Talking Heads também dirigido por Johnson em 1985. O estilo foi posteriormente utilizado no vídeo de “Big Time”, outro single de “So”.

Gabriel ficou deitado sob uma lâmina de vidro por 16 horas enquanto filmava um quadro de cada vez. Duas galinhas mortas, sem cabeça e sem penas foram animadas usando stop-motion e mostradas dançando junto com a shakuhachi (flauta japonesa de bambu) sintetizada. Esta seção foi animada por Nick Park, da Aardman Animations, que na época estava refinando seu trabalho em animação de plasticina. O vídeo termina com um grande grupo de figurantes girando em torno do cantor. Entre eles estão suas filhas Anna-Marie e Melanie, os próprios animadores e a namorada do diretor. Também foram incluídas seis mulheres que se passaram por backing vocals da música.

Quanto à canção, “Sledgehammer” chegou ao número 1 no Billboard Hot 100, principal parada dos Estados Unidos, além de simultaneamente ter ficado no topo dos charts segmentados de rock e dance music. Ainda foi a segunda música mais executada em toda a Europa no ano do lançamento. O compacto faturou disco de ouro no Reino Unido, ultrapassando 400 mil cópias vendidas. O desempenho fez “So” ter mais de 7 milhões de unidades comercializadas em todo o mundo apenas nos seus 12 meses iniciais.

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João Renato Alves
João Renato Alveshttps://twitter.com/vandohalen
João Renato Alves é jornalista graduado pela Universidade de Cruz Alta (RS) e pós-graduado em Comunicação e Mídias Digitais. Colabora com o Whiplash desde 2002 e administra as páginas da Van do Halen desde 2009. Começou a ouvir Rock na primeira metade dos anos 1990 e nunca mais parou.

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