Que Stephen King é um dos escritores mais populares e influentes dos últimos tempos, disso quase ninguém tem dúvidas. Tanto que diversas de suas obras, com o passar do tempo, foram adaptadas e filmes e séries para TV.
Desta forma, o Deadline resolveu perguntar a King, em 2016, quais foram as melhores adaptações cinematográficas de seus livros e contos em sua opinião. E não é que o autor tinha uma opinião bem formada a respeito?
Primeiro, o escritor mencionou que entre seus favoritos, está o clássico “O Iluminado” (1980), que foi dirigido por Stanley Kubrick e estrelado por Jack Nicholson. O próprio Stephen King admitiu que, no início, não gostou muito do filme, mas que mudou de opinião com o passar do tempo.
“Eu acho ‘O Iluminado’ um filme belo e sua aparência é fantástica. Conforme disse antes, é como um Cadillac bonito sem o motor dentro dele. Nesse sentido, quando foi lançado, as críticas não foram muito favoráveis e eu era um desses críticos. Deixei minha boca fechada por muito tempo, mas não me interessei muito por ele.”
Apesar disso, existem outras duas adaptações que são as favoritas do autor.
“Eu gosto, bem, tem um número bom (de adaptações) que gosto, mas eu amo ‘Um Sonho de Liberdade’ e sempre gostei de trabalhar junto do (diretor) Frank (Darabont). Ele é um cara doce. E eu amo aquele do Rob Reiner, ‘Conta Comigo’.”
Um curiosidade que vale ser citada é que os dois filmes — “Um Sonho de Liberdade” (1994) e “Conta Comigo” (1986) — são baseados, na realidade, em novelas, gênerio literário considerado um meio termo entre um conto e um romance/livro.
Além disso, o elogio que Stephen King fez a Frank Darabont não foi à toa: o diretor também dirigiu outros dois filmes baseados em trabalhos do escritor: “À Espera de Um Milagre” (1999) e “O Nevoeiro” (2007).
As piores adaptações, segundo Stephen King
Na mesma entrevista, Stephen King também olhou para o outro lado da moeda e mencionou quais foram os piores trabalhos baseados em suas obras. Ele citou:
“Acho que há uma série de filmes que me fazem sentir um pouco como ‘credo’. Há um, que é ‘A Criatura do Cemitério’, que foi feito nos anos oitenta (na realidade, foi lançado em 1990). É tipo um filme de exploração rápida. E eu não poderia esquecer todas as continuações de ‘Colheita Maldita’.”
Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Twitter | Threads | Facebook | YouTube.