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Metallica tenta acabar com mercadoria pirata nos shows, segundo jornal

Merch Traffic, empresa que cuida do merchandising da banda, entrou com ação para interromper venda de produtos falsificados em St. Louis e destrui-los

O Metallica está tentando acabar com a mercadoria pirata vendida nos shows, de acordo com o jornal St. Louis Post-Dispatch. Conforme informações do veículo local (via Tenho Mais Discos Que Amigos), a Merch Traffic, empresa que cuida do merchandising da banda, entrou com uma ação para impedir a comercialização ilegal de produtos nas apresentações em St. Louis, nos Estados Unidos – marcadas para os dias 3 e 5 de novembro. 

No processo, a Merch Traffic alega que os “contrabandistas” prejudicam não só o próprio Metallica e a companhia, como também os fãs. Por isso, é solicitado que um juiz interrompa a venda de mercadorias piratas e dê às autoridades locais e federais o poder de apreender itens falsificados e destruí-los.

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A justificativa é:

“A mercadoria infratora tem a mesma aparência geral da mercadoria original e pode causar confusão entre os possíveis compradores. Além disso, a mercadoria infratora vendida é geralmente de qualidade inferior.”

A empresa, que moveu processos similares em outros estados, ainda pede indenização por danos morais – cujo valor não foi especificado. Por fim, complementa:

“Com base em informações e em nossas convicções, os contrabandistas continuarão a se envolver em tais atividades infratoras em St.Louis e em outros lugares e provavelmente continuarão tais atividades durante toda a turnê, para grande prejuízo do demandante e do Metallica.”

Metallica vs. Napster

No início dos anos 2000 o Metallica protagonizou um dos momentos mais marcantes da indústria fonográfica no novo milênio: a batalha contra o programa de download online Napster.

Criado por Shawn Fanning em 1999, o Napster se popularizou entre os usuários da internet pela possibilidade de compartilhamento de arquivos de áudio, o que viabilizou a distribuição ilegal e gratuita de trabalhos de diversos músicos. Como forma de combater essa tendência, em abril de 2000, a banda, representada pelo baterista Lars Ulrich, esteve entre alguns artistas que moveram um processo contra a plataforma. 

A ação levou ao fechamento dos servidores do Napster em 2001. Porém, como imaginado, não adiantou muita coisa: surgiram outras plataformas similares e o compartilhamento de música gratuita cresceu exponencialmente nos anos seguintes.

Em entrevista à Classic Rock em 2022, o guitarrista Kirk Hammett trouxe uma visão atualizada da ação. 

“Avisamos a todos que isso ia acontecer. Avisamos a todos que a indústria da música perderia oitenta por cento de seu patrimônio líquido, poder e influência. Quando essas mudanças monumentais acontecem, você simplesmente sacode a gaiola ou não faz nada e segue em frente. Definitivamente, há uma nova maneira de divulgar a música, mas não é tão eficaz quanto a indústria da música pré-Napster. Mas estamos presos a isso.”

A turnê “M72”

O Metallica encerrou a primeira etapa europeia da turnê “M72” em junho, divulgando o álbum “72 Seasons”. Em agosto, a banda deu início à parte norte-americana. O Brasil deve receber o quarteto novamente no segundo semestre do ano que vem, de acordo com informações do jornalista José Norberto Flesch. 

A proposta da atual excursão é realizar dois shows em cada cidade, alterando totalmente o repertório entre uma noite e a outra. As atrações de abertura também são diferentes a cada data.

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Maria Eloisa Barbosa
Maria Eloisa Barbosahttps://igormiranda.com.br/
Maria Eloisa Barbosa é jornalista, 22 anos, formada pela Faculdade Cásper Líbero. Colabora com o site Keeping Track e trabalha como assistente de conteúdo na Rádio Alpha Fm, em São Paulo.

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