As mais recentes turnês do The Black Crowes vêm contando com um reforço sul-americano na guitarra. Trata-se de Nico Bereciartua, argentino que entrou na banda no início do ano, em substituição a Isaiah Mitchell. Aos 43 anos, o hermano toca desde os 12, tendo feito parte da icônica banda local Riff.
Em entrevista à Guitar World, o instrumentista contou como passou a integrar o grupo dos irmãos Chris e Rich Robinson. A história mostra como é importante estarmos antenados com a realidade das mídias sociais.
“Eu me conectei aos Crowes pela primeira vez através de Rich. É uma história legal: ele estava fazendo uma sessão de perguntas e respostas no Facebook e eu comentei com um vídeo meu tocando uma de suas músicas. Alguns meses depois, Rich me contatou no Twitter e – resumindo a história – acabei tocando com ele por dois anos. Isso me levou a integrar o Black Crowes, a maior honra da minha vida.”
Quanto ao que o torna perfeito para seguir os passos dos que o precederam, Nico desconversa.
“Acho que é melhor deixar isso dito por eles [Rich e Chris Robinson]. Mas eu sei que estão felizes comigo. Sabem que eu amo a música deles e sempre tocarei com paixão e respeito. Eu aproveito cada segundo de cada show, focado e dando tudo de mim.”
E na hora de escolher um disco favorito da banda, não há dúvida nem tentativa de enrolar.
“Os Crowes influenciaram muito a mim e a todas as bandas que formei. Os guitarristas estavam fazendo tudo que eu gostava na guitarra, tocando com bom gosto e construindo algo especial. Meu álbum favorito no começo era ‘The Southern Harmony and Musical Companion’. Mas com o passar do tempo, mudou para ‘Three Snakes and One Charm’, que continua sendo o preferido. Dito isso, também sou influenciado e ouço obsessivamente bandas como Rolling Stones, Faces e AC/DC.”
The Black Crowes atualmente
Recentemente, o The Black Crowes vinha abrindo a primeira etapa da turnê de despedida do Aerosmith. Porém, o vocalista Steven Tyler teve um sério problema de garganta e os shows acabaram sendo adiados.
Desde a reunião, o grupo lançou o EP de covers “1972” (2022) e o ao vivo “Shake Your Moneymaker Live” (2023). Por enquanto, não há previsão para disponibilizar material inédito. O mais recente segue sendo “Before the Frost…Until the Freeze” (2008).
Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Twitter | Threads | Facebook | YouTube.
O pai do Nico é o Vitico baixista da banda RIFF que tinha o maior guita Argentino PAPPO que por sua vez tocou com Rolando Castelo Júnior na banda Brasileira Patrulha do Espaço e juntos com Medina formaram o Aeroblus. É muito rock!