Beatles estabelecem novo recorde na parada britânica

“Now and Then” chegou ao topo do chart no Reino Unido 54 anos após o penúltimo single da banda a alcançar o resultado

“Now and Then”, a última música dos Beatles (até que se prove o contrário), chegou ao topo da parada de singles do Reino Unido. Com isso, o quarteto de Liverpool acrescentou mais um recorde ao seu enorme currículo de feitos.

A banda estabeleceu a marca de maior distância entre o penúltimo e o último número 1 da carreira. Antes da nova canção, a derradeira vez que isso aconteceu havia sido em 1969, com “The Ballad of John and Yoko”. Sendo assim, se estabeleceu a distância de 54 anos entre os dois momentos.

- Advertisement -

Em manifestação oficial, Paul McCartney descreveu o momento:

“É inacreditável. Isso me surpreendeu. Também é um momento muito emocionante para mim. Eu amo isso!”

Com isso, o Fab Four estende seu recorde como o artista britânico com o maior número de singles no topo. O presidente-executivo da Official Charts Company, Martin Talbot, destacou:

“Se alguma vez houve alguma dúvida de que os Beatles são a maior banda de todos os tempos, eles certamente os relegaram para a história esta semana.”

Beatles e “Now and Then”

“Now and Then” foi composta e cantada por John Lennon; especula-se que em 1978, quando a banda não existia mais. Paul McCartney, George Harrison e Ringo Starr desenvolveram a canção na década de 1990, quando o músico já havia nos deixado.

Agora, enfim, a obra teve sua conclusão por Paul e Ringo — com uso de tecnologia de inteligência artificial, que “limpou” a gravação e possibilitou sua mixagem.

Sobre a faixa, os envolvidos dizem:

Paul McCartney: “Lá estava a voz de John, cristalina. É muito emocionante. E todos nós tocamos; é uma gravação genuína dos Beatles. Em 2023, ainda estar trabalhando na música dos Beatles e estar prestes a lançar uma nova música que o público ainda não ouviu é algo emocionante.”

Ringo Starr: “Foi o mais perto que chegamos de tê-lo de volta na sala de estúdio, então foi muito emocionante para todos nós. Foi como se John estivesse lá, sabe?”

Olivia Harrison (viúva de George Harrison): “Em 1995, depois de vários dias no estúdio trabalhando na faixa, George sentiu que os problemas técnicos da demo eram intransponíveis e concluiu que não era possível terminar a faixa com um padrão suficientemente alto. Se ele estivesse aqui hoje, Dhani (Harrison, filho) e eu sabemos que ele teria se juntado de todo o coração a Paul e Ringo para completar a gravação de ‘Now and Then’.”

Sean Ono Lennon (filho de John Lennon): “Foi muito comovente ouvi-los juntos depois de todos os anos que meu pai se foi. É a última música que meu pai, Paul, George e Ringo a fizeram juntos. É como uma cápsula do tempo.”

Anos atrás, em 1995, havia rumores de que “Now and Then” seria disponibilizada como um single do projeto “The Beatles Anthology” (1995) – projeto que lançou ao público as já mencionadas “Free as a Bird” e “Real Love”. Mais tarde, em 2007, o jornal Daily Express revelou que Paul tinha planos de soltar uma versão finalizada da canção, com uma performance de arquivo do guitarrista George Harrison, morto em 2001, além de Ringo Starr na bateria e eventuais acréscimos na letra.

A ideia foi deixada de lado no período, mas em 2021, desta vez para a The New Yorker, o eterno baixista do Fab Four confirmou o desejo de concluir a música. Ao tomar conhecimento das novas possibilidades, o músico se sentiu ainda mais encorajado a seguir em frente no trabalho.

Como esclarecido por Paul McCartney anteriormente no X/Twitter, a inteligência artificial foi usada em “Now and Then” apenas para ajustar questões técnicas. A voz de John Lennon não foi emulada; é real.

“Foi ótimo ver uma reação tão empolgante ao nosso próximo projeto dos Beatles. Ninguém está mais animado do que nós para compartilhar algo com você no final do ano. Vimos alguma confusão e especulação sobre isso. Parece haver muito trabalho de adivinhação por aí. Não posso dizer muito nesta fase, mas para ser claro, nada foi criado artificialmente ou sinteticamente. É tudo real e todos nós tocamos nisso. Limpamos algumas gravações existentes – um processo que durou anos. Esperamos que você ame tanto quanto nós. Mais notícias em breve.”

Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Twitter | Threads | Facebook | YouTube.

ESCOLHAS DO EDITOR
InícioNotíciasBeatles estabelecem novo recorde na parada britânica
João Renato Alves
João Renato Alveshttps://twitter.com/vandohalen
João Renato Alves é jornalista graduado pela Universidade de Cruz Alta (RS) e pós-graduado em Comunicação e Mídias Digitais. Colabora com o Whiplash desde 2002 e administra as páginas da Van do Halen desde 2009. Começou a ouvir Rock na primeira metade dos anos 1990 e nunca mais parou.

DEIXE UMA RESPOSTA (comentários ofensivos não serão aprovados)

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui


Últimas notícias

Curiosidades