Assim como John Lennon e Paul McCartney, Bono perdeu a mãe muito jovem. Iris Hewson sofreu um aneurisma cerebral no funeral do pai, quando o vocalista do U2 tinha apenas 14 anos de idade.
Em suas memórias, o cantor explicou como nunca mais se falou sobre a figura materna na casa da família após sua morte.
“Éramos três homens irlandeses evitando a dor que sabíamos que viria ao pensar ou falar sobre ela.”
Sendo assim, a principal ajuda veio da música. Em carta aberta de 2020 escrita para Sean, filho de John Lennon (resgatada pelo Far Out Magazine), Bono contou como “Mother” se conectou dramaticamente com ele.
“No que diz respeito a abordar mães em músicas, John Lennon realmente acertou em cheio com ‘Mother’. O que ele canta deve ter doído muito antes de sarar. Se ele tivesse chegado aos 40 anos, teria seguido você com orgulho do jeito que você fez com ele.”
Bono também revelou como a perseguiu em termos criativos ao longo de toda a carreira.
“Eu tenho escrito uma versão dessa música durante toda a vida… tantos roqueiros escrevem de um lugar de abandono para outro lugar de abandono… no hip hop, muitas vezes é o pai, mas no rock costuma ser a mãe. Mesmo se a mãe falece muito cedo, fazendo com que a adolescência se esgote, e assim por diante.”
John Lennon e “Mother”
Lançada originalmente no álbum “John Lennon/Plastic Ono Band” (1970), “Mother” aborda os genitores do músico em sua letra, cada um dos quais o abandonou na infância. Seu pai, Alf, deixou a família quando John era criança. Sua mãe, Julia, não morava com o filho, embora tivessem um relacionamento razoavelmente próximo.
Ela foi atropelada e morta em um acidente de carro em 15 de julho de 1958 por um policial chamado Eric Clague. Lennon tinha 17 anos quando do ocorrido. Em um de seus últimos shows, Lennon afirmou que a música não era apenas sobre seus pais, mas sobre “cerca de 99% dos pais, vivos ou meio mortos”.
A gravação original contou com Ringo Starr na bateria, Klaus Voormann no baixo e Yoko Ono reproduzindo efeitos sonoros. Posteriormente, a canção foi regravada por nomes como David Bowie, Lou Reed, Christina Aguilera e Barbra Streisand.
U2 e Beatles
Recentemente o U2 homenageou os Beatles na abertura da temporada de shows em Las Vegas, intitulada “Achtung Baby Live at the Sphere”. Paul McCartney esteve presente na primeira noite, o que fez Bono declarar ao público:
“Macca está na casa esta noite. Paul McCartney está aqui… Saiba que nós amamos você e roubamos muitas de suas músicas. Na verdade, acho que o The Sphere só existe porque Jim Dolan [presidente da Sphere Entertainment] tentou resolver o problema que os Beatles começaram quando tocaram no Shea Stadium [em 1965]. Ninguém conseguia ouvir vocês e vocês não conseguiam se ouvir. Bem, o The Sphere está aqui – vocês conseguem nos ouvir?”
Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Twitter | Threads | Facebook | YouTube.