É sabido que Eddie Van Halen tinha planos de retomar a carreira musical antes de morrer, em outubro de 2020, aos 65 anos. O guitarrista pretendia, inclusive, realizar uma turnê que reunisse os três vocalistas que passaram pelo Van Halen — David Lee Roth, Sammy Hagar e Gary Cherone —, além do baixista Michael Anthony.
Hagar, que estava fora da banda desde 2005 e disparou várias vezes publicamente contrao ex-colega, disse que Eddie tinha outro objetivo: voltar a trabalhar com o cantor em músicas inéditas. A revelação foi feita em entrevista ao Fox News Digital (via Consequence).
Os dois haviam retomado o contato pouco tempo antes do músico falecer. Conversas sobre uma colaboração surgiram, especialmente porque o guitarrista estava explorando outros instrumentos naquele período. Inicialmente, Hagar comentou:
“Antes de morrer, ele queria seguir em frente e estava trabalhando nisso. Quando nos reconectamos pela primeira vez depois de passarmos por todas as brigas, quando ele estava doente e eu estendi a mão, nós conversamos muito.”
Eddie estava tocando instrumentos de sopro, além de violoncelo. A ideia era explorar novas sonoridades.
“Ele me dizia estar trabalhando em novas músicas, já que eu ficava comentando: ‘Ed, no que você está trabalhando? Quero trabalhar com você, vamos compor juntos de novo’. Ele dizia: ‘Sim, sim, sim. No próximo ano, vamos nos reunir, fazer barulho e tudo o mais’.”
O gênio Eddie Van Halen
Ainda durante a entrevista, Sammy Hagar elogiou os talentos musicais inerentes a Eddie Van Halen. O vocalista ainda definiu o guitarrista como “gênio da música”.
“Lembro de ficar impressionado, pois ele era tão musical. As mãos dele simplesmente executavam o que ele pensava. Minhas mãos não eram assim. Talvez por isso eu seja um vocalista, minha voz faz. Minhas mãos não colaboram.”
Sammy Hagar relembra reconexão
Em entrevista de 2020 à Variety, Sammy Hagar detalhou sua última conversa com Eddie Van Halen. O cantor disse que ficou sabendo que o guitarrista estava com problemas de saúde — ele faleceu em decorrência de um câncer —, então, ligou para o baterista Alex Van Halen e para empresários e outras pessoas ligadas à banda, deixando seu número de telefone à disposição. A ideia era se reconciliar, depois de tantos anos de brigas.
Após não receber retorno, Hagar fez uso de um amigo em comum: o humorista George Lopez, que lhe passou o número de Eddie.
“Eu falei: ‘Estou buscando contato com você, por que você não responde?’. E Ed falou: ‘Por que você não me ligou? Não ligue para a p*rra do meu irmão, ligue para mim!’. E eu falei: ‘eu te amo, cara’. E, boom, estávamos bem. Foi algo bonito.”
Os dois passaram a trocar mensagens de texto. No mês de setembro, o guitarrista parou de responder, o que indicava que já não estava tudo bem com ele. Sammy reflete:
“Quando ele não respondeu, achei que era uma questão de tempo. Mas aconteceu cedo demais.”
Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Twitter | Threads | Facebook | YouTube.