No próximo dia 20 de outubro, os Rolling Stones lançarão um novo álbum, “Hackney Diamonds”. Será o primeiro disco de estúdio disponibilizado pela banda desde a morte do baterista Charlie Watts, em agosto de 2021, e o primeiro de inéditas em 18 anos, sucedendo “A Bigger Bang” (2005).
Produzido por Andrew Watt (que já trabalhou com Ozzy Osbourne, Iggy Pop e Pearl Jam), o projeto aborda o sentimento de raiva – vide o nome do primeiro single, “Angry”. Conversando com a BCC Radio 4 (via The Independent), o guitarrista Keith Richards explicou que a temática apareceu no trabalho devido à angústia inerente ao vocalista Mick Jagger, responsável por compor as letras.
“Mick compõe as letras. Ele tem certa angústia nele e provavelmente pensou ‘vamos usá-la no álbum’.”
O músico ainda complementou:
“Se você der uma música para Mick que não o interesse, ele pode torná-la ruim [risos]. Talvez seja por isso que levamos 18 anos [para lançar um novo álbum de inéditas], porque as ondas de entusiasmo de Mick vêm e vão.”
Incentivo de Mick Jagger
Durante a mesma ocasião, Keith Richards destacou a importância de Mick Jagger para a criação de “Hackney Diamonds”. Segundo o guitarrista, o vocalista foi o responsável por incentivar toda a banda a gravar um novo material após o fim da turnê “Sixty”, em agosto do ano passado.
“Mick nos impulsionou. No final da última turnê, pela primeira vez, ele me convenceu. Ele disse: ‘eu sempre quis que gravássemos o mais rápido possível depois de sair da estrada porque assim estaríamos uma banda lubrificada’.”
Rolling Stones e “Hackney Diamonds”
“Hackney Diamonds” é o 24º trabalho da discografia britânica dos Rolling Stones – 26º na americana.
Anteriormente, já havia sido confirmado que o baterista Charlie Watts, falecido em 2021, havia gravado duas faixas: “Mess it Up” e “Live By the Sword”. A segunda ainda conta com Bill Wyman, baixista do grupo de sua fundação até o início dos anos 1990. Porém, também há participantes externos.
A própria “Live by the Sword” ainda conta com Elton John ao piano, função que o Rocket Man também exerce em “Get Close”. Aparentemente, o músico fez as pazes com Keith Richards após décadas de trocas de alfinetadas através da imprensa.
Também revelado outrora, Paul McCartney comparece com seu baixo em “Bite My Head Off”. E a especulação da presença de Ringo Starr ficou apenas na sessão de boatos mesmo. Finalizando, “Sweet Sounds of Heaven” inclui uma dobradinha, com Lady Gaga nos vocais e Stevie Wonder no piano.
Steve Jordan, que vem excursionando com Mick Jagger e companhia, registrou a bateria na ausência de Charlie.
De acordo com informação do colunista social e apresentador Amaury Júnior, os Rolling Stones devem passar pelo Brasil em março de 2024. Será a quinta vinda da banda ao país. Anteriormente, eles passaram por aqui nos anos de 1995, 1998, 2006 e 2016.
Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Twitter | Threads | Facebook | YouTube.