Morreu o ator Richard Roundtree, estrela da franquia de filmes “Shaft” e considerado o primeiro herói negro do cinema. O artista nos deixou nesta terça-feira (24), aos 81 anos de idade, após uma breve batalha contra um câncer de pâncreas.
A informação foi divulgada pelo Deadline. Patrick McMinn, agente de Roundtree desde 1987, confirmou a perda e lembrou de sua importância entre os artistas afro-americanos.
“A carreira e o trabalho de Richard foram um ponto de virada para que os afro americanos estrelassem filmes. O impacto que ele teve na indústria não pode ser subestimado.”
Richard Roundtree, “Shaft” e mais
Richard Roundtree trabalhava como modelo até conseguir ser escalado para estrelar “Shaft” (1971) aos 28 anos, onde deu vida ao protagonista, o detetive particular John Shaft. Produzido pela MGM, o filme fez bastante sucesso na época de seu lançamento e ajudou a evitar que o renomado estúdio declarasse falência.
Como consequência, “Shaft” se tornou uma franquia que ganhou mais quatro filmes, sendo os dois seguintes estrelados novamente por Roundtree. Já o quarto e quinto longas foram protagonizados por Samuel L. Jackson, que interpretava o sobrinho do personagem.
Por conta do sucesso alcançado pelo filme, Richard Roundtree é considerado um dos pioneiros do chamado Blaxploitation, movimento cinematográfico que deixou atores, produtores e cineastas negros em evidência.
Outros filmes de renome de Roundtree incluem “Ponto Fatal” (1984), “Seven: Os Sete Crimes Capitais” (1995), “Aço” (1997) e “Speed Racer” (2008).
Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Twitter | Threads | Facebook | YouTube.