O Cirith Ungol não vai mais fazer turnês depois de 2024. Por meio de uma nota nas redes sociais, a banda — que lançará um novo álbum de estúdio, “Dark Parade”, no dia 20 de outubro — comunicou a decisão de deixar os palcos e revelou a vontade de, antes da aposentadoria, excursionar mundialmente.
Detalhes a respeito não foram divulgados. Em setembro último, com a saída do guitarrista Jim “Jimmy” Barraza por problemas de saúde, os integrantes disseram que, mesmo com a opção de parar as atividades diante do ocorrido, resolveram seguir em frente como forma de “honrar nosso compromisso com os fãs e fazer justiça a um disco que trabalhamos arduamente para criar”.
Diz o comunicado publicado na última quinta-feira (12):
“Após uma cuidadosa análise, decidimos que 2024 será o último ano em que o Cirith Ungol se apresentará ao vivo. Depois de passarmos por um hiato de vinte e cinco anos, nunca poderíamos imaginar a onda de amor e apoio que viria de todos vocês com nosso retorno. Do fundo da nossa alma, gostaríamos de agradecer a cada um por assistir aos nossos shows e apoiar nossa música. Estamos imensamente orgulhosos do trabalho que criamos nos últimos anos e estamos muito animados com nosso último álbum, ‘Dark Parade’.
Se você nunca teve a oportunidade de ver a nossa banda ao vivo ou se você quer nos ver se apresentar mais uma vez, 2024 será sua última chance. Anunciaremos shows em todo o mundo nas próximas semanas, então fique atento às novidades. Se você é um promotor interessado em contratar a banda, entre em contato diretamente com nossos agentes. O fim se aproxima, mas ainda não chegamos lá. Esperamos ver todos vocês na estrada pela última vez.”
Para o fim de 2023, o Cirith Ungol tem apenas um show marcado até o momento, na data de lançamento de “Dark Parade”, em West Hollywood, Los Angeles – anunciado como a primeira apresentação da banda no local em mais de três décadas. Já no ano que vem, em março, o grupo será headliner do Up The Hammers Festival, em Atenas, na Grécia.
Cirith Ungol e “Dark Parade”
No próximo dia 20 de outubro, o Cirith Ungol lançará o seu próximo álbum de estúdio, via Metal Blade Records. “Dark Parade” é o sexto trabalho da banda no formato, sucedendo “Forever Black”, disponibilizado em 2020 – além do EP “Half Past Human”, que saiu no ano seguinte.
O tracklist conta com oito músicas e teve inspiração direta dos acontecimentos da pandemia, como declarou o baterista Rob Garven em material promocional.
“Membros da banda perderam parentes próximos e lutamos o melhor que pudemos contra a pandemia que devastou a população e as economias do planeta. Por mais horrível que tenha sido, foi o cenário perfeito para a nossa mensagem carregada de destruição em um mundo à beira do colapso.”
Sobre a banda
Fundado em 1971, na cidade californiana de Ventura, o Cirith Ungol se tornou um dos precursores do subgênero conhecido como epic doom metal. A banda encerrou atividades em 1992, retornando em 2016.
O já citado Robert Garven e o guitarrista Greg Lindstrom são os únicos presentes desde o começo – embora o segundo tenha sido baixista nos primeiros anos. O vocalista Tim Baker participa desde 1976, enquanto o baixista Jarvis Leatherby estreou quando o grupo foi retomado, na década passada. Como mencionado, por questões de saúde, o guitarrista Jim “Jimmy” Barraza, que entrou em 1987, deixou a banda em setembro último.
Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Twitter | Threads | Facebook | YouTube.