Van Halen ficou desapontado com o som de seu 1º álbum, diz engenheiro

Trabalho vendeu mais de 10 milhões de cópias só nos Estados Unidos e revolucionou a arte de tocar guitarra

Se fizermos uma enquete sobre os melhores álbuns de estreia da história do rock, dá para afirmar com certa segurança que o primeiro do Van Halen brigaria pela ponta da classificação. E não sem méritos, já que o trabalho não apenas possui qualidades suficientes para tal, como também foi revolucionário na história da indústria como poucos.

Ainda assim, a banda via defeitos em sua obra. Quem garante é o engenheiro de som Donn Landee, que os acompanhou em boa parte da carreira. Durante entrevista ao Tape Op (transcrita pelo Ultimate Guitar), ele comentou algumas reações que testemunhou. Curiosamente, elas não ocorreram à época das gravações.

“Eles eram extremamente discretos. Não ouvimos nada sobre as insatisfações quanto ao som do álbum até bem depois do lançamento. Eles ficaram desapontados. Não era o que tinham em mente quando entraram em estúdio. Mas Al (Alex Van Halen, baterista) me disse que acertamos nos trabalhos posteriores. O que gravamos em ‘1984’, por exemplo, foi muito mais do agrado dele.”

- Advertisement -

De acordo com o baixista Michael Anthony, um dos motivos de a banda ter desejado trabalhar com Donn e o produtor Ted Templeman teria sido a ideia de soar como o Montrose em seu primeiro disco. Curiosamente, o vocalista era Sammy Hagar, que depois substituiria David Lee Roth. Landee entende, mas contesta.

“As estreias do Montrose e do Van Halen soam realmente muito diferentes. No primeiro caso, fizemos overdubs com as guitarras do Ronnie Montrose. No caso do Van Halen, eles tocavam juntos e usávamos o resultado. Há algumas músicas que têm alguns overdubs de guitarra, mas não muitas. Usávamos a mesa de 24 canais, mas poderíamos ter feito com uma de 16, por exemplo. Por isso eu ajudei Eddie na construção do estúdio 5150, para que tudo ficasse ao seu gosto.”

O álbum de estreia do Van Halen

Lançado em 10 de fevereiro de 1978, o álbum de estreia do Van Halen promoveu uma revolução na maneira como a guitarra era encarada no rock a partir dos malabarismos instrumentais de Eddie Van Halen.

As gravações com o produtor Ted Templeman duraram três semanas. Quase tudo foi feito ao vivo em estúdio, com alguns overdubs de guitarra posteriores. As notas de rodapé trazem agradecimentos ao radialista Rodney Bingenheimer, de Los Angeles e Gene Simmons, baixista e vocalista do KISS que financiou a primeira demo da banda.

Além das músicas autorais, o tracklist trazia versões para “You Really Got Me”, do The Kinks e “Ice Cream Man”, de John Brim. “Van Halen”, o álbum, vendeu mais de 10 milhões de cópias só nos Estados Unidos, alcançando a distintiva premiação do disco de diamante.

Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Twitter | Threads | Facebook | YouTube.

ESCOLHAS DO EDITOR
InícioCuriosidadesVan Halen ficou desapontado com o som de seu 1º álbum, diz...
João Renato Alves
João Renato Alveshttps://twitter.com/vandohalen
João Renato Alves é jornalista graduado pela Universidade de Cruz Alta (RS) e pós-graduado em Comunicação e Mídias Digitais. Colabora com o Whiplash desde 2002 e administra as páginas da Van do Halen desde 2009. Começou a ouvir Rock na primeira metade dos anos 1990 e nunca mais parou.

DEIXE UMA RESPOSTA (comentários ofensivos não serão aprovados)

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui


Últimas notícias

Curiosidades