Parece que uma das greves que parou o trabalho dos estúdios de cinema e de televisão está perto de acabar. O sindicato de roteiristas dos Estados Unidos anunciou que chegou a uma tentativa de acordo com os principais executivos da área (via BBC).
O sindicato afirmou que a tentativa de acordo é “excepcional, com ganhos significativos e proteções para os roteiristas”. A validade prevista é de três anos com os estúdios, mas alguns detalhes ainda precisam ser acertados.
“O que nos resta agora é que nossa equipe garanta que tudo que foi acordado seja codificado na linguagem final do contrato. E embora estejamos ansiosos para compartilhar os detalhes do que foi alcançado, não podemos fazer isso até colocar o pingo no último ‘i’.”
No entanto, para que a greve seja encerrada de vez, a diretoria do sindicato e seus membros precisam aceitar este acordo para que possam voltar a trabalhar. Ao menos, a associação já pediu para que os roteiristas suspendam seus protestos.
Segundo a Variety, os famosos programas de talk show dos Estados Unidos já podem retomar suas atividades a partir deste terça-feira (26) por conta do anúncio e voltarem a exibir programas inéditos a partir do mês que vem.
Vale lembrar que além de melhorias salariais, a categoria exigia compensação pela perda de receitas causadas pelo crescimento do streaming. Também havia receios quanto ao uso de inteligência artificial em produções audiovisuais.
Já a greve do sindicato dos atores continua e ainda não há previsão de ser encerrada. Recentemente, a associação também sugeriu estender suas demandas para as empresas que produzem videogames, que também precisam dos artistas para produção de novos games para o mercado.
Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Twitter | Threads | Facebook | YouTube.