Phil Rudd se manifestou pela primeira vez desde o anúncio de que outro baterista estava ensaiando com o AC/DC. Matt Laug (Alanis Morissette, Alice Cooper, Slash’s Snakepit) tocou com a banda em um áudio que mostrava um pouco dos preparativos para o show no festival Power Trip, marcado para acontecer em outubro na Califórnia.
Até então, não havia sido esclarecido se Rudd estaria fora também do show — o primeiro do grupo em sete anos — ou se apenas não participara do ensaio. Contudo, o músico confirmou em entrevista ao Stuff.co.nz que também estará ausente da apresentação.
“Parabenizo Matt por conseguir a vaga e desejo a Angus (Young, guitarrista), Brian (Johnson, vocalista), Cliff (Williams, baixista), Stevie (Young, guitarrista) e toda a equipe do AC/DC o melhor para o show Power Trip. Estou ansioso para tocar com eles novamente no futuro.”
Não foi apresentada nenhuma explicação para a ausência de Phil. Sabe-se que o baterista esteve fora da turnê mais recente do AC/DC, promovendo o álbum “Rock or Bust” (2014). Foi substituído por Chris Slade, que já havia ocupado a vaga no início dos anos 1990.
Na ocasião da década passada, o corte se deu após ele ter sido acusado judicialmente de planejar um assassinato e portar drogas. Da primeira acusação, foi inocentado; da segunda, acabou punido com oito meses de prisão domiciliar e pagamento de multa.
Contudo, faz sete anos desde o fim do cumprimento da pena. Rudd chegou a trabalhar novamente com o AC/DC nas gravações do disco “Power Up” (2020), que não foi promovido com turnê.
Definindo-se como “a p#rra do melhor baterista de todos os tempos”, Phil afirmou ainda ao Stuff.co.nz que recebeu uma ligação deste mês da esposa de Angus Young, Ellen. Ela disse ao músico: “você é como um irmão para Angus”.
O retorno do AC/DC aos palcos acontece em 7 de outubro, segundo dos três dias do festival Power Trip. Iron Maiden, Guns N’ Roses, Judas Priest (no mesmo dia do grupo formado na Austrália), Metallica e Tool também fazem parte do lineup.
Turnê mundial do AC/DC?
De acordo com o tabloide Daily Star (via Music News), o show do AC/DC no Power Trip será decisivo para a realização de uma turnê no próximo ano. Uma fonte não identificada disse ao veículo que alguns recursos tecnológicos estão ajudando o vocalista Brian Johnson a superar as limitações da surdez, o que é promissor para o futuro do grupo.
“Por um tempo parecia que um AC/DC nunca mais tocaria ao vivo. A tecnologia ajudou Brian a voltar a fazer o que ele mais gosta. Mais datas estão sendo analisadas para o próximo ano, alguns grandes shows.”
Em 2016, Johnson precisou se afastar do AC/DC por conta de um processo avançado de perda auditiva. Axl Rose assumiu temporariamente o posto de vocalista em turnê.
Durante a produção do álbum “Power Up” (2020), o frontman teve acesso a um fone de ouvido especial. Isso o permitiu retomar o trabalho sem prejudicar ainda mais a audição.
Em entrevista de 2020 à Rolling Stone, Johnson contou um pouco do tratamento experimental ao qual foi submetido. A iniciativa envolveu o trabalho do cientista Stephen Ambrose, especialista em audição.
“Um expert em audição trouxe uma coisa que parecia uma bateria de carro. Falou que iriam transformar aquilo em miniatura. Levou dois anos e meio. Ele vinha todo mês. Era chato demais ficar com aqueles fios, telas de computador, barulhos. Mas valeu a pena. Ele usou a estrutura óssea do crânio como receptor de som. É tudo o que posso te dizer.”
Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Twitter | Threads | Facebook | YouTube.