No fim dos anos 1990, Ozzy Osbourne e sua esposa e empresária, Sharon Osbourne, passaram a organizar o festival itinerante Ozzfest. Surgido como uma “vingança” ao Lollapalooza, o evento – cuja edição de 2022 aconteceu no metaverso – contava com atrações de diferentes vertentes do metal e em diferentes estágios de carreira.
O Madman até quis entrar para uma banda mais jovem que integrou o lineup pela primeira vez em 1999: Slipknot. Corey Taylor, vocalista do grupo em questão, relembrou o fato recentemente à Classic Rock e descreveu o encontro inicial com o Príncipe das Trevas.
“Eu estava sentado em uma mesa com Jack, Kelly e Sharon. De repente, Ozzy veio falando: ‘Sharon, você pode me ajudar com meus brincos?’ e Sharon disse: ‘Ozzy, esse é um dos membros do Slipknot, é Corey, ele é o vocalista’. Ele olhou para mim e respondeu: ‘Vocês são os caras com nove integrantes? Quero ser o número dez!’. Eu falei tipo, ‘cara, você é Ozzy, qualquer coisa que você quiser’. Foi como conhecer o Superman.”
Segundo o artista, os mascarados só fizeram parte do festival na época porque tiveram uma certa “vantagem”.
“O Slipknot estava no Ozzfest em 1999 porque éramos a banda favorita de Jack, filho de Ozzy. Sharon nos deu um pouco mais de liberdade por causa disso. Fazíamos alguma m#rda maluca e ela dizia: ‘tudo bem, é o Slipknot’.”
Em 2011, durante a premiére do documentário “God Bless Ozzy Osbourne”, Taylor contou a mesma história. Na ocasião, ainda elogiou o Madman, destacando a contribuição dele para a indústria da música:
“Se não fosse por ele, nenhum de nós estaria fazendo isso. Na primeira vez que Ozzy falou comigo foi insano, eu estava com Sharon e Jack, nós estávamos sentados e Ozzy saiu e disse: ‘Slipknot! Quero ser o número 10’. Ele me deu um abraço enorme. Isso faz com que você sinta que teve a sorte de conhecer as pessoas que você admirava e que isso atingiu as expectativas. Acho que o que torna Ozzy tão lendário é o fato de que, mesmo depois de todo esse tempo, ele continua fazendo música por puro prazer.”
Ozzy Osbourne, Sharon Osbourne e Slipknot
Conversando com a Billboard em 2016, Sharon Osbourne mencionou a primeira participação do Slipknot no Ozzfest. Revelou também bastante proximidade com os músicos mascarados.
“Corey e os caras do Slipknot são amigos próximos, eles são os melhores e tem um grande lugar em nossos corações. Nós os conhecemos há tanto tempo. O primeiro álbum deles nem tinha sido lançado quando eles participaram de seu primeiro Ozzfest.”
Adiante no mesmo bate-papo, Ozzy Osbourne citou como diferencial das bandas mais novas a postura ousada. Para exemplificar, mencionou o Slipknot e a sua reação ao ouvi-los pela primeira vez.
“Quando o Slipknot surgiu, pensei: ‘o que é isso?’. Mas eles tinham muita energia e muita atitude e é isso que os jovens gostam, a atitude de muitas dessas bandas.”