Morreu o ator irlandês Michael Gambon, conhecido especialmente por ter interpretado Albus Dumbledore nos filmes da saga “Harry Potter”. Ele tinha 82 anos.
A informação foi confirmada em um comunicado assinado por sua esposa, Lady Anne Gambon, e filho, Fergus Gambon. O texto, divulgado pela assessora de imprensa Clair Dobbs, diz:
“Estamos arrasados em anunciar a perda de Sir Michael Gambon. Amado marido e pai, Michael morreu pacificamente no hospital com sua esposa Anne e seu filho Fergus ao lado de sua cama, após um ataque de pneumonia. Michael tinha 82 anos. Pedimos que respeitem nossa privacidade neste momento doloroso e agradecemos por suas mensagens de apoio e amor.”
Premiado com dois SAG Awards e quatro Baftas, Gambon começou sua carreira ainda na década de 1960. Trabalhou muito tempo em teatro, inclusive em adaptações de peças de William Shakespeare.
Seu trabalho no cinema era um pouco menos prolífico, já que quando atuava diante das câmeras, geralmente era em séries de TV. Porém, a partir de 2004, envolveu-se com a saga “Harry Potter” a partir do terceiro filme, “O Prisioneiro de Azkaban”, no papel de Albus Dumbledore.
O personagem já havia sido interpretado nos dois primeiros longas por Richard Harris, que faleceu em 2002. Ian McKellen era o primeiro nome cotado para o papel, mas este recusou porque Harris havia o criticado no passado. Gambon, então, assumiu a demanda e ficou até o oitavo e último longa da sequência, “Harry Potter e as Relíquias da Morte: Parte II” (2011).
Outros trabalhos de destaque incluem “Perfect Strangers”, “Longitude”, “Wives and Danghters”, “The Singing Detective” (pelas quais recebeu Baftas de Melhor Ator em TV), “Maigret”, “The Cook”, “Kingsman: O Círculo Dourado”, “Amazing Grace”, “O Livro de Eli”, “Judy”, “Knives Out”, entre outros.
Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Twitter | Threads | Facebook | YouTube.