Morreu nesta segunda-feira (4), aos 80 anos, o músico americano Gary Wright. A causa foi o avanço da demência, causada pela doença de Parkinson.
O artista se popularizou com a banda Spooky Tooth, além de ter construído uma carreira solo que se destacou pelo hit “Dream Weaver” – faixa-título do álbum homônimo de 1975, que vendeu mais de 2 milhões de cópias só nos Estados Unidos –, além de “Love is Alive”.
Outro momento de destaque na carreira foi ter contribuído com “All Things Must Pass” (1970), histórico primeiro álbum solo de George Harrison após o fim dos Beatles. Também gravou com Ringo Starr, tendo até mesmo feito parte de formações da All-Starr Band. Ainda conta com créditos junto a nomes como B.B. King, Jerry Lee Lewis, Harry Nilsson e Ronnie Spector.
A informação foi transmitida por Justin Wright, filho do músico. Ele confirmou que o pai havia perdido a capacidade de falar e se movimentar com o avanço dos problemas de saúde. Gary foi acompanhado por uma equipe de profissionais de saúde até o final, também contando com a presença de familiares e pessoas queridas de seu convívio.
Gary Wright foi um dos pioneiros na popularização dos sintetizadores como instrumentos de protagonismo na música pop. Nos tempos de Spooky Tooth, escreveu a canção “Better By You, Better Than Me”, regravada pelo Judas Priest em 1978. O cover acabou levando a banda de heavy metal aos tribunais no início da década de 1990, sendo apontada como motivação para o suicídio de dois jovens. O grupo foi inocentado das acusações.
Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Twitter | Threads | Facebook | YouTube.