A geração Z, que compreende pessoas nascidas entre a segunda metade da década de 1990 e o ano de 2010, gosta de ir a shows. Uma nova pesquisa conduzida pelo Viagogo em parceria com o YouGov mostra que o grupo é mais propenso a buscar diversão fora de casa em comparação aos millenials – ou geração Y, que compreende quem veio ao mundo entre a segunda metade dos 1980s e primeira dos 1990.
A dedicação é tanta que 43% dos consultados abriria mão de consumir álcool por 6 meses em troca de conseguir comprar um ingresso na frente do palco para seu concerto dos sonhos. Eles também seriam duas vezes mais propensos a ligar espontaneamente para o trabalho dizendo estar doente para ir a um show em comparação a seus antecessores.
Dois mil adultos britânicos foram ouvidos em julho de 2023 para o estudo. 19% dos participantes da geração Z disseram que uma apresentação musical imperdível seria a principal razão pela qual faltariam ao trabalho no último minuto, em comparação a 8% dos millennials. Da mesma forma, 61% dos Zs já assistiram a mais de 25 shows na vida.
A pesquisa também revelou que os nativos sociais da Geração Z são 10% mais propensos do que os millennials a compartilhar conteúdo de eventos ao vivo nas redes sociais. Apesar disso, 84% dos fãs disseram que desligam o telefone para curtir sua música favorita ao vivo.
Outro dado chamativo remete a emoções. 20% dos adultos da Geração Z ficou tão emocionado que chorou em um show, em comparação com 18% dos millennials e apenas 11% dos baby boomers, nascidos entre 1946 e 1964.
O levantamento também revelou que 21% dos frequentadores de shows no Reino Unido consideram o primeiro evento mais memorável do que perder a virgindade (13%) ou conseguir o primeiro emprego (20%). Na hora de ganhar presente, 15% afirmam que entradas para concertos são o seu favorito, em comparação com roupas (9%), bens de luxo (9%) e produtos de bem-estar (8%). No entanto, as viagens ficaram em primeiro lugar, com 22%.
O artigo foi publicado pelos realizadores do estudo no NME (New Musical Express), um dos mais tradicionais veículos de comunicação ingleses segmentados para a música.
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