Peter Gabriel disponibilizou mais uma música do seu próximo álbum de estúdio, “i/o”. O décimo disco autoral do britânico ainda não tem data oficial de lançamento. Porém, o próprio garante que ele sai ainda este ano, via Real World Records.
“Love Can Heal” homenageia a deputada britânica Jo Cox. Ela foi assassinada em 2016, baleada e esfaqueada enquanto participava de um ato político na cidade inglesa de Birstall.
Um homem de 52 anos a favor do Brexit gritou “a Grã-Bretanha em primeiro lugar” antes de cometer o crime. Jo tinha 41 anos e deixou dois filhos. Ela estava em seu primeiro mandato.
Sobre a música, Gabriel destaca em material promocional:
“Uma peça sonhadora e experimental com algumas imagens abstratas. Um tapete de som, uma tapeçaria onde as coisas são tecidas juntas, não necessariamente devendo se destacar, mas apenas fazendo parte de um todo.”
Em relação ao tributo, o autor complementa:
“‘Love Can Heal’ foi escrita por volta de 2016 e comecei a tocá-la no meio da turnê em homenagem a Jo Cox, que foi a parlamentar britânica brutalmente assassinada por um extremista. Conheci ela em uma conferência de liderança. A canção se encaixa perfeitamente nos temas do álbum no sentido de que ‘i/o’ é sobre sentir e estar conectado a tudo e de certa forma, a próxima evolução de estar conectado às coisas é um sentimento de amor por tudo.
Parece banal dizer apenas ‘o amor pode curar’, mas eu realmente acredito que é um elemento-chave e que quando as pessoas sentem interação, carinho, doação, parte de algo vivo e não isolado, é muito mais provável que elas venham a fazer bem e possam oferecer mais. A música começou com essa sequência meditativa e repetida. A essência de todos esses sons foi tentar criar uma paleta sensual. Com o trabalho que Hans-Martin Buff vem fazendo na mixagem imersiva também, você acaba tendo a sensação de ser tocado em muitos lugares e ser levado a algum lugar. Esse era o meu objetivo.”
Peter Gabriel e “i/o”
“i/o” quebra um hiato de 21 anos sem material inédito de Peter Gabriel. “Up”, trabalho mais recente, saiu em 2002. Dez faixas foram selecionadas de um arquivo contando com mais de 130 possibilidades, de acordo com o artista. Ele deve seguir lançando algumas dessas ideias de forma avulsa posteriormente.
Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Twitter | Threads | Facebook | YouTube.