Para eternizar as apresentações feitas no Madison Square Garden, Nova York, em 1973, o Led Zeppelin lançou o filme-concerto “The Song Remains the Same” (1976). Com registros dos shows e tomadas fictícias dos integrantes, a produção recebeu críticas negativas e gerou certo arrependimento em Jimmy Page.
No caso, o guitarrista não ficou ressentido por tal recepção e sim, pelas circunstâncias curiosas na qual gravou suas cenas. Durante a captura das performances, por erros da equipe de filmagem, ficaram “buracos”, sem imagens, no meio das músicas. A inserção de takes fantasiosos de cada um dos membros veio como a solução para o problema.
O interesse de Page por magia e ocultismo guiou esses momentos “solo” do guitarrista no filme. Ele aparece escalando uma montanha, localizada perto de sua casa, na Escócia, e então encontrando no topo um eremita – indivíduo que vive isolado da população – , em provável referência ao ocultista Aleister Crowley.
Apesar do orgulho em relação ao enredo, o músico sofreu enquanto “atuava”. Em conversa com o autor Brad Tolinski para o livro “Luz e sombra: conversas com Jimmy Page”, confessou que subir e descer uma montanha em pleno inverno para o segmento não foi uma escolha tão inteligente por parte dele.
“Filmamos em dezembro, então tinha neve no chão e as grandes nuvens atravessavam a lua cheia. Criamos um andaime para filmar a cena, tudo estava perfeito e pronto para começar, mas eu tinha esquecido a coisa mais óbvia: que eu teria que fazer várias tomadas subindo e descendo da montanha. Fiquei pensando: ‘o que eu fiz?’. Estava um frio tremendo lá em cima também.”
“The Song Remains the Same” e outros problemas
Insatisfeito com as escolhas do diretor original Joe Massot, Peter Grant, empresário da banda, substituiu o profissional por Peter Clifton em 1974, depois que os concertos já tinham sido registrados. Ao inspecionar as imagens e as pontas soltas, Clifton sugeriu então a recriação de parte dos shows no estúdio de cinema Shepperton Studios. Como o baixista John Paul Jones tinha cortado o cabelo, precisou usar uma peruca para as novas gravações.
Em meio às adversidades, a crítica não gostou do resultado final. Isso não aborreceu Jimmy Page, que afirma que os fãs fizeram de “The Song Remains the Same” um sucesso. Segundo Brad Tolinski (via CheatSheet), a produção arrecadou US$ 10 milhões.
Sobre Jimmy Page
Jimmy Page teve uma prolífica carreira como músico de estúdio antes da fama. O guitarrista chegou a gravar com nomes como Rolling Stones, The Who, Burt Bacharach, The Kinks, Marianne Faithfull e Donovan, apenas para ficar em alguns.
A situação mudou quando foi chamado a integrar o The Yardbirds, entre 1966 e 1968. Após o grupo se desfazer, formou o The New Yardbirds, que posteriormente passaria a se chamar Led Zeppelin, se tornando uma das maiores e mais reverenciadas bandas de todos os tempos. À parte de shows comemorativos, o quarteto encerrou atividades em 1980, após a morte do baterista John Bonham.
Ainda teve o supergrupo The Firm, além de lançar álbuns solo, do Coverdale-Page e reeditar a parceria com o vocalista Robert Plant. Também excursionou e gravou com o The Black Crowes. Em anos recentes, vem prometendo disco novo e turnês, mas nada saiu do papel até o momento.
Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Twitter | Threads | Facebook | YouTube.