Além de estar influenciando diretamente na economia nacional – de acordo com recente artigo do Banco Central dos Estados Unidos –, a turnê “The Eras”, de Taylor Swift, vem literalmente provocando abalos sísmicos. Foi o que aconteceu nos dias 22 e 23 de julho no estádio Lumen Field, em Seattle, Estados Unidos.
De acordo com registros divulgados por Jackie Caplan-Auerbach, sismóloga e professora de geologia da Western Washington University, a intensa movimentação resultou em uma atividade equivalente a um terremoto de magnitude 2,3 na escala Richter.
O fenômeno foi intitulado “Swift Quake”, em comparação ao episódio conhecido como “Beast Quake”, de 2011. Na ocasião, a comemoração de torcedores do time de futebol americano Seattle Seahawks após um touchdown do jogador Marshawn “Beast Mode” Lynch registrou 2 pontos na escala Richter.
No entanto, conforme a pesquisadora destacou através das redes sociais, há uma diferença: o tempo de duração de cada fenômeno. No evento esportivo, a vibração durou apenas alguns segundos. Na apresentação de Taylor, Jackie recolheu cerca de dez horas de dados a partir das duas apresentações, observando que o ritmo controlava o comportamento dos tremores.
“A música, os alto-falantes, a batida. Toda essa energia pode atingir o solo e sacudi-lo.”
I guess I should show the data. Swifties > Seahawks fans.
— Jackie Caplan-Auerbach (@geophysichick) July 27, 2023
(except data from the concert may not be caused by the fans–it may be the sound system, so not really a fair comparison). pic.twitter.com/szwowOYQFi
Tremores de escala de 2,3 são considerados de menor intensidade, não sendo fortes o suficiente para causar estragos. Muitas vezes, nem chegam a ser perceptíveis para as pessoas, sendo reconhecidos apenas através das análises de especialistas.
O show de Swift no sábado (22) contou com 72.171 pessoas no Lumen Field, quebrando o recorde de 70 mil espectadores no show do U2, realizado no mesmo local em 2011.
Taylor Swift no Brasil
Em novembro, Taylor Swift vem ao Brasil para uma série de apresentações. São elas:
- 17, 18 e 19 de novembro – Rio de Janeiro – Estádio Nilton Santos
- 24, 25 e 26 de novembro – São Paulo – Allianz Parque
Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Twitter | Threads | Facebook | YouTube.