Em meio à atual greve dos atores e roteiristas de Hollywood, que teve o uso da inteligência artificial como uma das principais causas, a Netflix aparenta não estar preocupada com isso após divulgar que está procurando justamente um especialista no ramo.
A vaga de emprego foi descoberta pelo The Intercept no próprio site de vagas da Netflix. Segundo a descrição, o profissional contratado ocupará o cargo de product manager (que é o responsável pela gestão de um produto) e poderá receber um generoso salário entre US$ 300 mil a US$ 900 mil anuais (nos Estados Unidos, vagas de emprego são divulgadas com o pagamento de 12 meses).
Também há a possibilidade de este profissional trabalhar tanto no escritório principal da empresa, que fica na cidade de Los Gatos, na Califórnia, ou remotamente – desde que more na Costa Oeste dos EUA.
Ainda de acordo com a descrição, a principal atribuição da vaga é desenvolver a visão estratégica da gigante do streaming para aprimorar a IA de sua plataforma de machine learning, que é a capacidade das máquinas em aprenderem coisas por conta própria, a partir de grandes volumes de dados.
Por fim, as demais tarefas para a vaga incluem avaliar o uso da plataforma, executar programas para educar usuários e acompanhar inovações tecnológicas que possam agregar valor.
Netflix e inteligência artificial
Não está claro se o trabalho desta vaga está diretamente envolvido ou impactará a criação de conteúdo. Mas no Japão, isso já aconteceu, após a divisão local da Netflix utilizar IA para criar o anime “The Dog and the Boy”, o que gerou uma enorme polêmica.
É importante ressaltar que o uso de inteligência artificial para a criação de conteúdos audiovisuais tem sido um dos principais pontos levantados por atores e roteiristas em suas paralisações. Os próprios serviços de streaming se tornaram alvos das categorias, que alegam estar diminuindo seus ganhos por conta delas.
Além desta vaga, a Netflix também está procurando outros profissionais para trabalhar com inteligência artificial, como um cientista de machine learning e um engenheiro de software. É uma pista de que a gigante do streaming está mesmo disposta a investir em IA. Será que isso vai colocá-la contra os sindicatos dos atores e roteiristas dos Estados Unidos?
Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Twitter | Threads | Facebook | YouTube.